Home Comportamento A paisagem dos novos negócios

A paisagem dos novos negócios

0
A-paisagem-dos-novos-negócios

Você já parou para analisar se está acostumado com a paisagem no seu ambiente de trabalho? Vemos subordinados que perderam o respeito com seus chefes e chefes que perderam o respeito com seus subordinados. Vemos empresas com paredes sujas, cantos quebrados, salas de espera mal arrumadas, banheiros sujos e mal cuidados e até plantas secas em vasos secos.

Esse relacionamento diário faz com que não prestem mais atenção ao que falam, como falam, como se comportam etc. Quando chamamos a atenção, se surpreendem. A maioria não enxerga mais isso tudo. Acostumaram-se com a paisagem.

Velhos clientes e velhos fornecedores

Os clientes acabam fazendo parte de nossa paisagem e aí não damos mais a atenção que dávamos a e até acabamos perdendo o respeito que deveríamos ter. Estamos na era da informação onde o núcleo da atualidade é a tecnologia, assim, temos consumidores bem informados que podem facilmente direcionar suas escolhas as várias ofertas de mercado.

Novas tecnologias de informação e comunicação têm mudado o mundo de negócios

Blogs, sites de redes sociais, micro-blogging, aplicativos e outras ferramentas são uma parte central da experiência do consumidor online. Sabemos que para os empresários, os consumidores encontram muitas variedades, dessa forma o mercado vem sentindo necessidade de segmentar o público-alvo e desenvolver um atendimento superior às expectativas criadas por eles.

Aproveite as oportunidades onde os outros vêem obstáculos

Excelentes oportunidades para profissionais que procuram melhorar, inovar e aumentar suas capacidades de relacionamento com clientes, aproveitando o poder das tecnologias interativas. A regra de ouro segundo a qual o “cliente é rei” funciona bem para muitas empresas. Os consumidores estão em melhor situação porque suas necessidades e desejos estão sendo atendidos. Eles nos passam insights valiosos e podemos elaborar novos modelos de negócios e transformar oportunidades.

Existe uma gama de opções para que o cliente opte por você, então atender as necessidades e desejos desses consumidores tornaram-se características mínimas esperadas por eles. As empresas que estão a frente da entrega de necessidades e desejos têm prosperado, enquanto outros falharam na nova era digital e na ausência de entrega de valores. Os profissionais que praticam humanização contribuem no objetivo de oferecer soluções para problemas do seu público-alvo sem negligencias.

Nossa era está voltada para os valores

As empresas não devem tratar pessoas simplesmente como consumidoras, devemos trata-las como seres humanos plenos: mente, coração e espírito. Devemos satisfazer seus anseios. Nossos consumidores buscam quem aborda suas mais profundas necessidades (justiça social, econômica, ambiental em missão, visão e valores).

Em épocas difíceis onde doenças tornam-se pandemias, a pobreza aumenta e a destruição caminha a passos largos, quem oferecer respostas e esperança a seus consumidores, ira fideliza-los a um nível superior. Hoje as empresas se diferenciam por seus valores, este é um diferencial significativo.

E na vida pessoal?

Sua imagem está fazendo parte de que paisagem? Você anda percebendo se está gordo(a), feio(a), mal vestido(a) e até falta de cuidados na higiene pessoal? Como andam os relacionamentos interpessoais? Eles fazem parte da nossa paisagem e muitas vezes perdemos o respeito que se traduz em gentileza, consideração, em ouvir com atenção e levar a sério o que dizem.

Em resumo a paisagem de negócios está na participação, relação, globalização e na sociedade criativa. Essas grandes forças vêm transformando os consumidores, tornando-os mais colaborativos, culturais e voltados para valores. Cuidado, para não se acostumar com a paisagem. Pense nisso.

Marco Antonio Gioso
FMVZ-USP