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Razões pelas quais os clientes não voltam ao seu pet shop

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Por que os clientes não voltam ao seu pet shop?

O seu pet shop tinha tudo para dar certo, ser um sucesso garantido. Mas os clientes estão diminuindo aos poucos, as vendas estão caindo, o dinheiro está sumindo ainda mais rápido, você está praticamente a ver navios, sobrevivendo mês após mês, sem muita perspectiva. E afinal, o que aconteceu? A causa de tudo isso pode estar no seu posicionamento como gestor. Descubra agora algumas razões pelas quais os clientes não voltam ao seu pet shop:

1ª razão – Produtos ou serviços são de má qualidade

É o que nós sempre costumamos perguntar em alguns de nossos artigos: se fosse com você? Você gostaria? Você aceitaria? E neste caso, você voltaria? Claro que não! Ninguém e volta a um pet shop no qual adquiriu um brinquedo ou ração ruim ou que seu animal foi tosado de forma errada, por exemplo.

O pet shop pode até ser na mesma rua daquele cliente, mas com certeza a péssima experiência que ele teve vai fazê-lo se afastar do seu negócio e procurar outro, mesmo que distante dele.

2 ª razão – Péssimo atendimento

Atendentes educados, pacientes, solícitos e que compreendam o que estão vendendo ou realizando. Quando essas e outras características faltam em um pet shop o resultado é sempre o mesmo: clientes que nunca mais vão voltar e faturamento em queda.

Ou seja: quando o atendimento é médio ou ruim, ninguém retorna. Isso vale também para os responsáveis em atender às ligações telefônicas e para os que cuidam das redes sociais, caso você tenha. Sabe aquela frase: gentileza gera gentileza. Então, ela também fideliza o cliente e atrai novos consumidores.

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O atendimento é um dos importantes fatores para a fidelização dos seus clientes.

3ª razão – Clientes não voltam ao seu pet shop por conta da despreparação da equipe

Não importa se é atendente, tosador ou o próprio veterinário. Toda a equipe deve ter a competência para executar a atividade que lhe foi passada. Não é apenas uma questão de atitude, mas de eficiência e eficácia.

O fato é que quando o cliente vai até o seu pet shop ele quer ter a certeza que aquele serviço ofertado será realizado de acordo com o que você prometeu no momento do atendimento. Seja na questão da qualidade da oferta, seja na questão de tempo de execução.

4ª razão – Quando as queixas não são levadas em consideração

Ocorreu algum problema? O cliente está insatisfeito por algum motivo? Ouça-o primeiro com atenção e não de forma automática. Seja um bom ouvinte. Quando você não ouve você irrita ainda mais a outra parte, isso é fato.

E independente de quem esteja com a razão, se o cliente chegou ao seu pet shop com uma queixa, há algum motivo para isso. Descubra e resolva da melhor forma possível para o seu consumidor e para você. Cliente satisfeito sempre volta e traz mais pessoas com ele!

5 ª razão – Má infraestrutura do negócio

Um negócio com uma péssima estrutura ou organização afasta os clientes. Sabe aquela primeira pergunta sobre: você voltaria a um lugar desses? Se a resposta for não para o seu próprio negócio, repense a infraestrutura do seu local de trabalho.

Você se imagina caminhando por um pet shop em busca de um produto pra seu bicho, e perceber que eles esão totalmente desorganizados, cheios de poeira. A iluminação do lugar é péssima e você mal consegue ver o que tem nas prateleiras? Se esse não é o lugar ideal para você, imagine para o seu cliente.

Tudo está precisando de uma reforma. Esta também é uma boa causa porque os clientes não voltam ao seu pet shop. Tenho certeza que não é isso que você quer para sua loja.

Estas são algumas razões pelas quais os clientes não voltam ao seu pet shop. Esperamos que este artigo tenha ajudado você a tomar uma nova atitude para conquistar antigos clientes e atrair novos.

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