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Como atender um cliente pessoalmente

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Entenda como conquistar seu cliente a partir de um bom atendimento

Toda pessoa gosta de ser bem atendida, em qualquer lugar que ela vá. Isso é fato. E no mercado pet não seria diferente. Acontece que muitos negócios neste segmento ainda pecam por não ter uma prática de atendimento estratégico e eficaz. Pensando nisso, nós listamos neste artigo algumas dicas sobre como atender um cliente, pessoalmente. Veja!

Seja acessível

Independentemente se você é um empresário ou empreendedor muito ocupado, ou se tem uma equipe de recepção, atendimento ou vendas super eficiente, seja acessível ao seu cliente. Sempre que possível circule entre seus clientes na sala de espera, converse com eles.

E se algum deles deseja falar pessoalmente com você, agende uma hora e atenda-o. Pode ser apenas um elogio ou alguma dúvida quanto ao seu produto ou serviço, mas pode ser também uma devolutiva sobre algum problema que esteja ocorrendo no seu negócio e você nem sabia.

Tenha uma equipe altamente capacitada

O bom atendimento pessoal começa na entrada do seu pet shop, clínica ou hospital veterinário, e passa por todos os ambientes. Por isso, é tão importante saber como atender um cliente.

Portanto, contrate pessoas que realmente têm a ver com o seu negócio. Pessoas que gostem de bicho, mas que também gostem de gente. Sim, porque não vai adiantar muita coisa o animal ser tão bem tratado se o seu tutor for ‘castigado’ com um péssimo atendimento.  Com pessoas que não entendem de relações interpessoais e muito menos de vendas.

Respeite o humor do cliente

Avise sua equipe de vendas e de recepção, por exemplo, sobre os vários tipos de clientes, seus comportamentos e humores também. Ser simpático demais com alguém que não lhe dá abertura e que quer apenas encontrar uma solução, pode gerar um desconforto durante o atendimento. Na dúvida, seja apenas educado.

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Dê atenção ao pet como se fosse único

O cliente em veterinária não é apenas o tutor, mas o pet, claro. Por isso, seus colaboradores devem proporcionar ao animal a melhor experiência de atendimento. Por exemplo: a tosa e o banho devem se tornar um momento prazeroso e não de desespero.

Quando o dono percebe e presencia momentos de carinho e atenção com seu bicho, como você acha que ele se sente? Feliz, agradecido e com a certeza que voltará mais vezes.

Tenha sempre canais de comunicação de fácil acesso ao cliente

Você pode fixar em pontos estratégicos formulários ou questionários para o cliente avaliar o seu negócio em quesitos como atendimento, recepção, limpeza, tempo de espera, sobre o serviço ou produto.

Além disso, é sempre bom incentivar o cliente a responder o questionário revelando que a sua opinião é de extrema importância para a melhoria constante do pet shop, clínica ou hospital veterinário. Assim, ele tem a certeza que a sua empresa está sempre buscando a excelência e tentando entender como atender um cliente.

Proporcione um ambiente saudável

Isto tem a ver com limpeza e organização, principalmente. E você deve pensar em todos os ambientes. Não será apenas a sala de espera ou mesmo o seu consultório que o cliente irá avaliar. Pense em todos os detalhes, que vão desde a fachada do seu negócio até os banheiros, por exemplo. Estas foram algumas dicas sobre como atender um cliente, pessoalmente. Desejamos que você as coloque em prática e tenha excelentes resultados.

Afinal, cliente feliz e satisfeito é sinônimo de retorno breve e indicação constante para amigos e familiares. Portanto, faça do seu cliente o seu melhor vendedor. E se você quiser conhecer mais sobre como melhorar a performance do seu negócio pet, nós podemos ajudar você agora. Acesse o banner abaixo!

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