Home Gestão Como controlar e melhorar o fluxo de caixa de seu negócio pet

Como controlar e melhorar o fluxo de caixa de seu negócio pet

0
Compartilhe
como-controlar-melhorar-fluxo-caixa

Saiba como controlar e melhorar o fluxo de caixa

Para impulsionar sua empresa é preciso saber como controlar e melhorar o fluxo de caixa. Isto é fato!

Você sabia que o fluxo de caixa é um dos componentes mais críticos do sucesso para as empresas, seja elas clínicas, hospitais veterinários ou petshops? Sem dinheiro, não há lucro.

Sabemos que muitos negócios que poderiam ser rentáveis, no papel, foram à falência. E sabe o motivo? Porque a quantidade de dinheiro que entrava não se comparava com a quantidade de dinheiro que saía.

Ou seja, eles não conseguiram controlar e melhorar o fluxo de caixa de seu negócio pet. Foram maus gestores desse processo tão importante para o desenvolvimento financeiro da empresa.

Por isso, neste artigo você vai descobrir como controlar e melhorar o fluxo de caixa de seu negócio pet. Confira:

Vamos começar pelo conceito do que é o fluxo de caixa.
conceito-fluxo-caixa

Basicamente é a entrada e saída do dinheiro em sua empresa. Há empresas que acompanham essa movimentação semanalmente, mensalmente ou trimestralmente.

Existem dois tipos de fluxos de caixa:

  • Fluxo de caixa negativo: isso ocorre quando a saída de dinheiro é maior do que a entrada. Isso geralmente significa problemas para seu negócio.
  • Fluxo de caixa positivo: quando sua empresa está conseguindo pagar as obrigações (como pagamento de funcionários, fornecedores, etc) e ainda ter saúde financeira, com disponibilidade de recursos.

No entanto, alcançar um fluxo de caixa positivo é algo que não acontece por acaso. Você tem que trabalhar muito para isso. Precisa analisar e gerenciar seu fluxo de caixa para controlar de forma mais eficaz a entrada e a saída de dinheiro.

O recomendável é que seja realizada constantemente uma análise de fluxo de caixa. Isto para se certificar de que você tem dinheiro suficiente no mês vigente a fim de cobrir seus compromissos no próximo mês. Lembre, por exemplo, do décimo terceiro salário.

E por que o fluxo de caixa é tão importante para sua empresa?

Porque um fluxo de caixa bem estruturado é realmente necessário para gerar lucros. Afinal, você precisa de dinheiro suficiente para pagar seus funcionários, seus fornecedores, as demais contas e ainda investir mais em seus produtos ou serviços. Serão as suas vendas que ajudarão a gerar lucro.

Pense comigo em outra hipótese. Suponhamos que você pense em expandir sua empresa. Abrir uma filial, por exemplo. Como você fará isto sem dinheiro? Entende, então, que saber controlar o fluxo de caixa é realmente importante também para a expansão e a saúde financeira de sua empresa?

E como controlar e melhorar o fluxo de caixa de seu negócio pet?
como-controlar-fluxo-caixa

Bom, você pode começar implantando em seu empreendimento um software de gestão que contribui muito na elaboração do demonstrativo do fluxo de caixa. Para saber mais sobre essa ferramenta leia o nosso artigo Como melhorar o desempenho de seu negócio com software de gestão.

Saiba que esta é uma forma muito assertiva para você controlar seu fluxo de caixa. Um bom software de gestão é capaz de fornecer a você informações detalhadas sobre todo o processo que implica a entrada e a saída de dinheiro.

Com ele você será muito mais organizado e terá uma visão bem ampla de como está a sua empresa financeiramente.

Você pode ainda melhorar seu fluxo de caixa apostando em estratégias que agradam muito o seu público-alvo. Entre elas, realizar promoções como a oferta de descontos para clientes que pagam à vista. Mesmo podendo afetar sua margem de lucro, essa é uma boa saída.

Estas foram algumas dicas para ajudar você a controlar e melhorar o fluxo de caixa de seu negócio pet. Mas você pode também agregar mais valor à sua empresa participando de um grupo seleto de profissionais que receberão informações exclusivas sobre como ter um empreendimento de alto rendimento.

Este grupo será orientado pela Clínica Empreendedora, que presta consultoria para clínicas veterinárias, hospitais veterinários e petshops do Brasil todo.

A Clínica Empreendedora é formada por profissionais gabaritados em gestão estratégica de negócios veterinários. São experts que atuam no segmento pet em áreas como gestão, marketing e empreendedorismo. Muitos, inclusive, desempenhando suas funções com mais de 30 anos.

Com esta orientação profissional você será um empresário ou empreendedor capacitado para gerir seu negócio pet de forma mais assertiva garantindo o sucesso tão almejado.

Portanto, se você quer alcançar um novo patamar financeiro e profissional não perca mais tempo. Entre hoje mesmo para o grupo que conhecerá as principais estratégias de como para faturar muito mais.

Clique no nosso E-book gratuito “7 Dicas e ½ para Fazer Sua Empresa do Setor Pet Dar Certo”  e conheça um pouco mais da sua nova etapa de vida.⁠⁠⁠⁠

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here