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Como fidelizar clientes no setor de serviços?

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Aprenda como fidelizar clientes no setor de serviços!

Como fidelizar clientes no setor de serviços, em especial do segmento pet? Eis a questão! Se você não sabe ainda ou está patinando em estratégias que não o ajudam em nada, sugerimos que você leia este artigo agora. Afinal, fidelizar clientes é o objetivo final para qualquer empresa, independente do seu porte. Seja ela petshop, clínica ou hospital veterinário. O fato é que garantir que os clientes estejam sempre satisfeitos é fundamental para o sucesso em longo prazo!

Mas, então, como fidelizar clientes no setor de serviços, especificamente no segmento pet, de tal forma que ele prefira o seu negócio ao do concorrente? O que você precisa saber primeiramente é que para permanecer relevante, manter seus clientes felizes e ainda chamar mais pessoas ao seu negócio você necessariamente deve aplicar boas estratégias de retenção/fidelização de clientes. Veja agora algumas dessas táticas para manter seus consumidores voltando uma, duas, várias vezes ao seu empreendimento.

Tenha canais de comunicação para responder os clientes

Ninguém gosta de fazer uma pergunta, fazer uma reclamação e ficar ‘a ver navios’, concorda? Você mesmo ficaria incomodado se uma empresa fizesse o mesmo com você. Então, pense como seu cliente e coloque à disposição todos os canais possíveis que você possa ter para se comunicar com o seu consumidor.

Aposte não somente nos e-mails, mas também em SMS e nas redes sociais como Facebook, Instagram (sim o direct é um bom canal de comunicação) e Twitter. Lembre-se: use sempre seus canais de comunicação. As perguntas ou questionamentos não podem ser ignorados e as respostas devem ser enviadas em um curto período de tempo. Isso demonstra que sua empresa importa-se com o cliente!

Use também o telefone

Além de aproveitar o potencial das redes sociais, por exemplo, que tal também ter um contato direto com seu cliente por telefone? Que tal ligar para lembrar da próxima consulta, cirurgia, retorno do pet? Ou do dia e horário do banho? Ou lembrar da periodicidade da tosa, ou mesmo para avisar que chegaram novos produtos em sua loja?

Isto acontece com humanos. Por exemplo: você marcou uma consulta e no dia antes você recebe uma ligação da atendente avisando do encontro com seu médico. Isso é extremamente normal, por que não pode ser também no mundo pet?

Dê vantagens especiais aos clientes fiéis

Ah! Isso é a mais pura verdade: todo mundo gosta de receber um bônus, de sentir-se especial. Imagine, então, fazer parte de um clube exclusivo? Seria fantástico.

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E, por isso, você deve levar em consideração essa ação se deseja alavancar as vendas do seu negócio. Pense, por exemplo, na criação de um clube vip, em que o cliente participante pode ganhar descontos, participar de promoções e de outras estratégias exclusivas para ele. Acredite: esse tipo de iniciativa aumenta a fidelidade do cliente.

Tenha uma equipe capacitada

Ok! Você achou muito interessante as dicas acima e decidiu que vai por em prática, mas sua equipe não é eficaz. Ela não consegue acompanhar o desempenho do seu negócio, é uma morosidade só, uma falta de vontade de atender tutores e animais e isso deixa seus clientes extremamente aborrecidos.

Então tome logo uma iniciativa: capacite seus colaboradores em suas principais competências de tal forma que o seu cliente queira voltar seguidas vezes. Uma equipe bem treinada e também cordial com os pets e seus donos faz toda a diferença. Hoje você descobriu como fidelizar clientes no setor de serviços, direcionado ao seu negócio pet.

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