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Como gerir colaboradores de forma eficaz

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Saiba como gerir colaboradores

O artigo que você vai ler agora é sobre como gerir colaboradores.

Ele é de extrema importância para o alcance de um sucesso desejado e duradouro em seu petshop, consultório, clínica ou hospital veterinário.

Trata-se de gerir pessoas. Isso mesmo.

Uma boa gestão do capital humano de sua empresa vai render excelentes resultados e você vai entender o motivo.

A primeira coisa que você precisa entender é que para gerir pessoas é necessário primeiro saber contratá-las.

Para isso anote três itens muito relevantes, quase um segredo que poucas empresas ainda usam, que vão fazer a diferença frente aos seus concorrentes:

  • Primeiro: contrate demoradamente;
  • Segundo mande embora rapidamente;
  • E por último contrate sempre.

Vamos falar de cada uma agora. Fique atento!

1 – Contrate demoradamente

Isso implica dizer que você tem que ter paciência no processo de contratação, pois para obter melhores resultados você deve estender esse momento.

Mas como assim?

Bem, mesmo que a entrevista tenha sido muito boa, você não vai contratar de imediato a pessoa que você julga ser a correta para a vaga.

Você vai explicar para esse possível funcionário que ele passará por um período de teste. Esse estágio de avaliação você mesmo define por quanto tempo será.

Pode durar uma semana ou até meses.

Dessa forma, você e o candidato terão mais tempo de se conhecer e decidir se vale a pena ou não trabalharem juntos.

A ideia é minimizar o erro de contratar erroneamente e depois avaliar que não era bem aquele perfil que você procurava, ou a pessoa perceber que não era aquele tipo de trabalho que ela queria.

E lembre-se: tudo tem que ser realizado conforme a legislação trabalhista.

2 – Mande embora rapidamente

Se você percebeu alguma falha de seu funcionário…

  • Que vá de encontro aos valores da empresa;
  • Alguma intuição negativa forte;
  • Alguma atitude suspeita como roubo, mesmo que em pequena escala…

Demita-o rapidamente!

Não vacile, pois se você não fizer nada há grandes chances de novos fatos ocorreram.

E não tenha vergonha de explicar ao restante da equipe o motivo da demissão.Aliás, ela tem que servir de exemplo.

É claro que você não vai difamar o funcionário demitido, pois é falta de ética, mas vai ressaltar ao restante dos colaboradores que o que ele fez está totalmente errado e é uma atitude inadmissível dentro da empresa.

3 – Contrate sempre

Esteja aberto para contratar sempre pessoas, pois entre elas você pode descobrir um grande talento que vai somar aos seus esforços dentro da empresa.

Então, se você contrata sempre, terá mais chances de encontrar mais pessoas competentes.

Nós sempre avaliamos que o ideal mesmo era você ter sempre um a mais na sua equipe, dentro da atuação de cada profissional.

Por exemplo, se você tem três tosadores, você deveria contratar mais um. Mas por que tantos?

Porque,de repente, esse novo colaborador seja muito melhor do que os outros juntos.

E aí os mais antigos se motivam a tornarem-se melhores, afinal eles podem perder o emprego para o novato competente.

Agora que você conhece os três pilares que vão fazer a diferença na hora de você contratar e, assim, tornar-se uma empresa modelo à frente de seus concorrentes, você deve partir para um segundo momento, pós-contratação.

Deve tomar três importantes atitudes, tanto para os novatos quanto para os que já estão com você há algum tempo. São elas:

a) Oriente-o para o que ele tem que fazer;

b) Eduque-o;

c) Treine-o.

Essas três ações são fundamentais para que seus funcionários tenham o mesmo desempenho que você.

Será uma equipe alinhada com o perfil de atuação de sua empresa.

É extremamente necessário que você saiba orientar e também educar a fim de atingirem juntos a meta que você deseja.

Mas para ser líder nesse processo você precisa fazer duas importantes agendas.

A primeira será para anotar a data de contratação, os tipos de profissionais que serão contratados e como você deseja que eles atuem profissionalmente.

E a segunda agenda será a de educação contínua, mas não o treinamento técnico, esse você e seus colaboradores podem ter sempre, e sim o focado em gestão de liderança.

Isso mesmo. É uma forma de como gerir colaboradores.

Pode ter a certeza que aqueles problemas, como ausência constante, falta de compromisso e atrasos serão resolvidos a partir do momento em que você contratar pessoas cujos valores têm a ver com os seus também.

Além disso, é de suma necessidade educar sempre, com no mínimo 50 horas por ano distribuídas em palestras, seminários, cursos.

Ah! Não esqueça ainda da reunião semanal, de pelo menos uma hora com todos os funcionários. Você verá que esse envolvimento de todos lhe dará o retorno desejado.

Então estas foram as dicas de como gerir colaboradores…

Mãos à obra e comece hoje a anotar nas agendas tudo o que você almeja para você e sua equipe.

Melhor sair da mesmice e parar de reclamar a vida toda de seus funcionários…

– Que eles não são capacitados;

– Que não se empenham tanto

– Que se atrasam etc etc etc.

Pare agora com isso e transforme essa situação…

Eduque e perceba que não irá mais trabalhar com esse tipo de equipe; e sim com pessoas que, assim como você..

  • Querem o melhor para sua empresa;
  • Querem que seu cliente perceba rapidamente o valor de seu produto ou serviço e fique com você!

Seja diferente!

Agora que você já sabe como gerir colaboradores…

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