Home Comportamento Três dicas de como lidar com cliente inadimplente

Três dicas de como lidar com cliente inadimplente

0
Compartilhe
como-lidar-cliente-inadimplente (1)

Descubra como lidar com cliente inadimplente

Você sabe como lidar com cliente inadimplente? Se não…

Nós sabemos que é muito, mas muito chato e estressante ter sempre algum consumidor que atrasa o pagamento.

Não é à toa que ouvimos corriqueiramente a mesma pergunta: ‘o que eu faço para que os clientes me paguem na data certa?’

Bem, há algumas soluções viáveis e confiáveis que podem garantir um retorno rápido do pagamento.

E nós queremos neste post compartilhar com você. Por isso, listamos três dicas principais de como lidar com o cliente inadimplente. Confira:

1ª dica – Seja persistente e rápido

Você ou alguém de sua equipe deve estar preparado para lembrar o pagamento atrasado. Você pode até pensar que o cliente deveria se lembrar da data do pagamento, mas se a conta está inadimplente há uma alguma razão para isso.

Se seu cliente simplesmente esqueceu. Lembre-o e o problema estará resolvido.  Se ele está tentando não pagar para atender às suas próprias necessidades financeiras, lembre-o do pagamento atrasado e persista até recebê-lo. Quanto mais demorar, a chance de receber vai diminuindo.

É necessário fazer isso para que o cliente saiba que você precisa efetivamente receber o valor atrasado. Afinal, muitos não se preocupam se seu caixa ficará negativo e até esquecem novamente da dívida.

Por isso, este tipo de comunicação é fundamental para que seu cliente coloque o valor a ser pago no topo de sua lista de prioridade de pagamento.

2ª dica – Use uma linguagem eficaz

Acredite! As palavras têm poder. Não se esqueça disso ao entrar em contato com seu cliente sobre a conta inadimplente. Seja estratégico e cauteloso na comunicação que você irá usar ao notificá-lo que seu pagamento está em atraso.

Estudos revelam que apenas  sendo educado você pode aumentar suas chances de receber o valor atrasado em 5%. Ou seja, um simples ‘por favor’ e ‘obrigado’ pode ajudar e muito. A polidez não só contribui para receber mais rápido, como é boa também para a sua marca e a sua imagem.

No entanto, nem todos os seus clientes estão no mesmo barco. Alguns estão pagando atrasado pela primeira vez e outros são notoriamente conhecidos por não gostarem de arcar com suas responsabilidades.

Por isso, nestes casos você precisa tomar outras medidas legais e cabíveis, além de ser apenas educado ao lembrar do pagamento atrasado. Nesta questão é sempre bom consultar o Código de Defesa do Consumidor quanto às formas corretas de se cobrar dívidas.

3ª dica –  Facilite o recebimento da conta atrasada

Se você quer receber rapidamente, pode sugerir algumas formas de sanar o problema. A solução número um para qualquer situação como esta é tornar fácil o recebimento. Como? Ofereça-lhe opções, como pagamento no cartão de crédito ou débito, enviar um motoboy.

E se possível não receba pagamento em cheque, pois em alguns casos há grandes chances de ser um documento sem fundo. E aí novamente você ficará a ver navios.

Você pode também estender o prazo de pagamento. Isto você só fará se realmente não comprometer totalmente sua situação. Mas se for viável dê um prazo de até 21 dias para que o cliente devedor pague o valor em atraso.

Muitas vezes o cliente não tem o dinheiro no dia da cobrança, por algum motivo, mas se você dá a chance dele pagar em uma determinada data isso pode aliviar o seu estresse.

Bem, hoje você descobriu três formas de como lidar com cliente inadimplente. Esperamos que elas contribuam se um dia você precisar delas.

Agora deixa a gente lhe explicar uma solução para muitos dos seus problemas em sua empresa, inclusive sobre como lidar com cliente inadimplente.

Você já ouviu falar em consultoria de gestão estratégica de negócios veterinários?

Se ainda não, nós vamos lhe apresentar a Clínica Empreendedora, uma consultoria para clínicas veterinárias, petshops e hospitais veterinários.

E o que a Clínica Empreendedora faz? Ela presta consultoria especializada para empresários e empreendedores do segmento pet.

Quem participa deste grupo seleto tem a chance de receber informações exclusivas de profissionais gabaritados no mercado pet, muitos com mais de 30 anos de atuação na área.

Com a Clínica Empreendedora você terá mais chances de aumentar seu faturamento, bem como estar muito mais preparado para resolver todas as questões voltadas à gestão e ao marketing de seu negócio pet.

Sua mente de empresário ou empreendedor será focada para o sucesso!

Por isso, nós convidamos você a fazer parte deste grupo e ser orientado pela Clínica Empreendedora. Para isso, basta você clicar no banner abaixo e hoje mesmo fazer sua inscrição. Garanta já a sua vaga!⁠⁠⁠⁠

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here