O segmento pet vem crescendo a passos largos no Brasil, mesmo por que é aqui onde se encontra a segunda maior população de pets do mundo. No Brasil, 61% das pessoas possuem pelo menos um animal de estimação e 89% delas têm o pet como um amigo, um membro de sua família. São 52,2 milhões de cães e 22,1 milhões de gatos morando entre as 65 milhões de residências brasileiras.
Mas muitos empresários e empreendedores ainda não perceberam a vantagem de investir nesse mercado tão promissor. Se você é um deles, precisa saber que o segmento tem o terceiro maior faturamento do mundo e já movimentou em torno de R$ 22 bilhões de reais. Por isso, decidimos neste artigo falar sobre o serviço de banho e tosa ou centro de estético animal. Você vai conhecer cinco dicas de como montar um banho e tosa. Confira:
1ª dica – Conheça a legislação para montar um banho e tosa
Você precisa conhecer todas as normas legais que regem esse nicho. Duas delas são: a obrigatoriedade da presença do médico veterinário no local e o registro do banho e tosa no Conselho Federal de Medicina Veterinária e no Conselho Regional de Medicina Veterinária.
2ª dica – Tenha uma estrutura adequada
Para montar um banho e tosa você precisará de uma infraestrutura capaz atender de forma apropriada os animais e seus tutores. Comece escolhendo um imóvel que suporte a demanda que você espera atender. Pense em todos os ambientes, começando com a recepção. Crie um ambiente confortável para os seus clientes na hora que eles chegarem, mesmo por que ali será a área de espera até ser atendido. Sofás e cadeiras confortáveis, jornais e revistas para leitura para que o cliente se sinta confortavel até ser atendido.
Depois disso pense no lugar onde você atenderá os animais, o local de banho e tosa. Nesse sala você precisará de uma banheira, que pode ser de fibra ou até de azulejo feita sob encomenda, mas que tenha um tamanho aceitável. Pois lembre-se que você atenderá animais de diferentes portes. Não se esqueça da mesa de banho e tosa com tamanhos adequados para receber os pets. E também cercados ou gaiolas para manter os animais enquanto aguardam pelo serviço.
3ª dica – Invista em bons equipamentos
Para melhor atender os pets você tem que investir nos equipamentos que são imprescindíveis e que, com certeza, irão garantir um serviço de qualidade. Entre os itens necessários estão:
- Chuveiro para banho e tosa;
- Soprador pet;
- Pinças para limpeza de ouvido;
- Banheiras;
- Secador;
- Máquina de tosa profissional;
- Lâminas para as tosas;
- Adaptadores para os inúmeros tipos de tosa;
- Gaiolas;
- Cercados;
- Mesa de banho e tosa.
Esses equipamentos são fundamentais para que os serviços oferecidos pelo seu negócio sejam realizados com qualidade e garantia de que o cliente voltará ao sue banho e tosa.
4ª dica – Deixe seu estoque sempre abastecido
Ao montar um banho e tosa você deve ficar de olho nos suprimentos, como shampoos, condicionadores, colônias e branqueadores de pelo. Eles jamais podem faltar e devem ser de excelente qualidade e, claro, que sejam específicos para cães e gatos. Tenha um balanço semanal ou quinzenal do seu estoque e nunca espere que ele fique vazio para renova-lo. Mantenha-o sempre cheio para que não prejudique o seu negócio.
Imagine que um certo dia a demanda seja maior que os outros, mas os suprimentos como shampoo, colonias e cremes não darão conta. Assim você deverá fechar seu banho e tosa na metade do expediente. Por isso, tome cuidado e fique sempre atento(a) a esses detalhes.
Além destes itens, tenha à vontade toalhas de banho, pentes, escovas, tesouras, cortadores de unha e pinças para limpeza de ouvido. E se você quiser agradar ainda mais o tutor do pet sempre que puder coloque como brinde um adereço no pet, como gravatas, laços, adesivos com brilho, gargantilhas. Então fique sempre de olho no seu estoque, e mantenha contato com os fornecedores.
5ª dica – Capacite seus colaboradores
Para que a tosa e o banho tenha qualidade, você deve ter uma equipe altamente qualificada. Portanto, seus colaboradores devem ter vasto conhecimento técnico, seja no trato com o animal, com relação ao manejodos materiais seja na realização dos procedimentos.
6ª dica – Tenha a ajuda de uma consultoria para montar um banho e tosa
Agora que você já conheceu as cinco dicas de como montar um banho e tosa, nós queremos falar sobre como você poderá gerir sua empresa de forma mais assertiva. Isto porque centenas de empresários e empreendedores estão patinando em suas estratégias de vendas e na forma como gerenciar seu empreendimento pet.
Alguns estão fadados ao fracasso porque decidiram ganhar dinheiro apenas com o conhecimento da faculdade. Mas muitos sequer estudaram sobre temas tão importantes para o sucesso empresarial, como empreendedorismo, finanças, gestão e marketing. E tudo isso você pode aprender com uma consultoria para negócios pet como a Clínica Empreendedora.
Agora já sabe quais são os principais passos para montar um banho e tosa. E você tem alguma dica para complementar nossa matéria? Deixe seu comentário abaixo!