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Como montar um bom plano de negócios?

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Saiba como montar e definir um bom plano de negócio!

Aprenda como montar um bom plano de negócios de forma mais assertiva. Se você decidiu que quer investir no segmento pet, mas não sabe por onde começar, este artigo é para você. Nele você vai aprender como montar um bom plano de negócios para que seu novo empreendimento tenha sucesso e faça o diferencial no mercado.

Mas antes perguntamos: você sabe o que é um plano de negócios?  Ele é uma descrição escrita do futuro de sua empresa. É um documento que explica o que você pretende fazer e como você pretende fazê-lo. É uma ação estratégica, por isso é tão importante tê-lo em mãos. Por isso, nós listamos alguns tópicos que precisam fazer parte do seu plano de negócios, seja para pet shop, clínica ou hospital veterinário. Anote:

Sumário executivo

Dentro do esboço geral do plano de negócios, este resumo deve dizer o que você quer. Nesse espaço, você precisará fornecer uma sinopse de seu plano de negócios inteiro. Os principais elementos que devem ser incluídos são:

  • Conceito de negócios;
  • Recursos financeiros;
  • Requisitos financeiros;
  • Posição atual do negócio;
  • Principais realizações.

Descrição do negócio

Este item geralmente começa com uma breve descrição da sua empresa. Ao delinear pense nas perspectivas atuais, bem como as possibilidades futuras. Baseie todas as suas observações em dados confiáveis. Ao descrever o seu negócio pet, a primeira coisa que você precisa se concentrar é na sua estrutura como, por exemplo: é uma loja de varejo? É um empreendimento novo ou já está estabelecido? É uma empresa pessoal, sociedade ou corporação? Quem são os diretores?

Não se esqueça de anotar informações importantes como: para quem você vai vender (alvo), como o produto ou serviço será ofertado e o que você vai vender ou oferecer no seu pet shop, clínica ou hospital veterinário.

Estratégias de mercado

Elas são o resultado de uma meticulosa análise de mercado. Essa avaliação ajudará você a se familiarizar com todos os aspectos do deste cenário para que o seu público-alvo seja definido e a sua empresa possa ser posicionada de modo a obter maior faturamento.

Uma análise de mercado contribui também para você estabelecer estratégias de preços, distribuição e promoção permitindo que a sua empresa se torne rentável dentro de um ambiente competitivo.

Além disso, fornece uma indicação do potencial de crescimento dentro do segmento que você atua. Isso permitirá que você desenvolva suas próprias estimativas para o futuro do seu negócio.

Análise competitiva

Nela você vai identificar e analisar sua concorrência. A finalidade da análise competitiva é determinar alguns fatores como: as forças e os pontos fracos dos concorrentes dentro de seu mercado; as estratégias que lhe fornecerão uma vantagem distinta; as barreiras que podem ser desenvolvidas a fim impedir a concorrência de ficar à sua frente no segmento.

O primeiro passo na análise de um concorrente é identificar a concorrência atual e potencial. Existem essencialmente duas maneiras de identificar concorrentes. A primeira é olhar para o mercado do ponto de vista do cliente e agrupar todos os seus concorrentes pela forma como eles disputam o consumidor. O segundo método é reunir os concorrentes de acordo com suas várias estratégias competitivas para que você entenda o que os motiva.

Plano de Operações e Gestão

O plano de operações e gerenciamento destacará a logística do empreendimento, como as diversas responsabilidades da equipe de gerenciamento, as tarefas atribuídas a cada divisão dentro da empresa e os requisitos de capital e despesas relacionados às operações da empresa.

Plano financeiro

Se você quer saber como montar um bom plano de negócios saiba que nele é preciso este item. Nele serão destacados tópicos como: o investimento total, o capital de giro, as estimativas de investimentos fixos, do faturamento mensal, do custo unitário de matéria-prima, de custos com a mão de obra, dos custos de comercialização, dos custos fixos operacionais mensais, entre outros.

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Como você percebeu são muitos itens que demandam tempo para construí-los.  Mas lembre-se: quem planeja tem mais chances de ter sucesso com seu negócio, seja ele um pet shop, clínica ou hospital veterinário.

Por isso, se você não sabe como montar um bom plano de negócios sozinho ou não tem tempo para isso, você pode contar com a nossa ajuda. O que achou do post? Deixe seu comentário abaixo!

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