O Brasil está em segundo lugar no ranking de maior população de pets do mundo. O que mostra que esse mercado traz uma grande oportunidade aos empreendedores que desejam montar um pet shop. O poder aquisitivo do povo brasileiro aumentou, e junto com isso o a população de animais cresceu proporcionalmente ao número de pessoas. Além disso a cada ano que passa as famílias estão mais próximas dos animais de estimação e o consideram como membro da família. Por conta desses fatores os gastos com os pets têm aumentado.
O mercado de pet shop no Brasil movimenta cerca de 14 bilhões de reais, e cresce 17% por ano. O crescimento desse mercado se dá por conta do investimento das indústrias de rações em publicidade e aprimoramento nas formas de distribuição. Mas ao mesmo tempo que esse setor pode apresentar ótimas oportunidades para você empreendedor, ele pode trazer consigo algumas ameaças como o excesso de concorrência, e a falta e conhecimento do empreendedor sobre o mercado. Por isso é necessário que você esteja preparado para ingressar nesse mercado, então veja abaixo quais são os principais passos de como montar um pet shop de sucesso.
1. Para montar um pet shop é necessária a devida legalização

Assim como qualquer outro negócio, para o seu pet shop funcionar ele precisa de autorização e estar legalizado. Para isso alguns procedimentos são necessários como:
- Solicitação do CNPJ na Receita Federal;
- Solicitação da inscrição estadual na Receita Estadual;
- Alvará de licença;
- Registro na Secretaria Municipal de Fazenda;
- Matrícula no INSS;
- Registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado.
Há ainda outros passos a seguir, como se registrar no Departamento de Defesa Animal e conseguir a licença para funcionar e um alvará, ambos liberados pela vigilância sanitária. Seu pet shop também tem que estar legalizado no Conselho Regional de Medicina Veterinária.
2. Selecione seu público-alvo
Antes de montar seu pet shop escolha para quem você quer vender seus produtos e serviços. Para isso, estude o perfil de seu cliente, como gênero, classe social, nível de escolaridade, bairro onde mora, etc.
3. Defina uma boa localização para montar um pet shop
Ao definir a localização do seu negócio você deve levar em conta quatro pontos, sendo eles:
- Facilidade de acesso dos clientes á sua loja;
- Facilidade de acesso para os funcionários, ou seja proximidade de estações ou pontos de transporte público;
- Aspectos urbanísticos do local, como segurança, disponibilidade de serviço de água, luz, telefone e internet;
- Preço de aluguel e qualidade do imóvel daquela localidade.
Além desses pontos é importante levar em consideração um lugar com mais demanda, do que oferta. Assim não terá uma preocupação grande com a sua concorrência. Opte por lugares com grande circulação de pessoas e que ofereça uma boa infraestrutura de serviços como restaurantes, bancos e farmácias.
4. Tenha um plano de negócios para o seu pet shop
Para você que vai apostar todas as suas fichas nesse segmento é muito importante que você tenha um plano de negócio pronto para você implementar na sua empresa e evitar transtornos. E principalmente sempre saiba separar as finanças do seu negócio das suas finanças pessoais.
Isto porque o documento vai lhe ajudar a determinar os objetivos de seu negócio e quais serão os passos a ser seguidos para alcançar cada um. Por isso estabeleça metas e objetivos para o seu negócio, e um tempo para cumprir. Isso fará você ter foco e persistência no seu dia a dia.
5. Escolha bem os produtos que serão vendidos ao montar um pet shop
Saiba escolher sempre os melhores fornecedores que te dêem garantia da qualidade do produto que será vendido aos seus clientes. Aposte em produtos que são bem recebidos pelos clientes, afinal você não quer nenhum item parado no estoque ou esquecido na prateleira. Por isso, pesquise quais produtos e serviços são campeões em venda. Entre os itens mais procurados estão rações nobres, saudáveis, snacks, medicamentos, adereços, tosas e banhos.

6. Ao montar um pet shop realize o fluxo de caixa diariamente
Saiba que realizar o fluxo de caixa diariamente é uma tarefa importante para ao montar um pet shop pois dessa forma você não terá futuras dores de cabeça. Além disso, você deve saber como anda a circulação de dinheiro no seu negócio, assim você conseguirá ter um parametro amplo dos próximos meses do seu pet shop.
Mantenha-se próximo da administração financeira para que você consiga monitorar a real situação da sua loja. Assim, você evitará futuros desapontamentos em questões financeiras.
7. Monte uma boa estrutura física
Pense em tudo, desde a fachada até os ambientes internos. Você tem que ter todo o cuidado ao escolher seus equipamentos e produtos. Eles farão toda a diferença com relação aos seus concorrentes.
Para isso, estude como deve ser montada a estrutura interna, de acordo com a legislação. Mas adiantamos que é necessário um piso impermeável e salas separadas para todos os serviços, como tosa e banho. Além disso, você precisa de balcões e instrumentos como banheira, secador e lâminas para a tosa.
8. Fidelize seus clientes
Um dos maiores medos dos donos de pet shop é a concorrência e a possível ameaça que pode trazer para seu negócio. E aí que entra a importancia de manter os clientes já conquistados, então trabalhe para fideliza-los ao seu negócio.
Mas como fazer isso? Invista em programas de fidelidade, e dê vantagens aos clientes fiéis, como descontos e brindes. Crie cadastros dos seus clientes, assim você poderá utilizar e-mail ou telefone, para avisá-lo das novidades e promoções do seu pet shop.
Além disso procure sempre manter o cliente próximo do seu negócio. Como assim? Ao realizar um serviço periódico como banho, tosa, vacinação, hidratação, ou até checkups, pergunte para o cliente se ele tem interesse em realizar um pré agendamento para a próxima vez. Dessa forma a comodidade será maior para o seu cliente, e o seu negócio sempre estará em primeiro lugar para ele.
9. Tenha uma excelente equipe de colaboradores
Além da obrigatoriedade de ter um médico veterinário no pet shop, caso você não seja um, é preciso também que seus funcionários sejam os melhores, os mais capacitados. Tanto para atender bem o cliente e o pet, quanto para desempenhar suas funções de forma totalmente profissional.
Para isso, você tem que saber contratar pessoas que têm a ver com a cultura de sua empresa e ainda capacitar e gerir de forma mais assertiva esses profissionais. Ainda é importante ter em mente que é necessário que sempre permaneça em busca do conhecimento.

Bem, além de todos estes detalhes para sobre como montar um pet shop de sucesso, é necessário ainda ter um bom plano de negócio, além de possuir conhecimento mais aprofundados sobre gestão e marketing voltados para o mercado pet.
Agora que você já sabe como montar um pet shop de sucesso, conte-nos suas experiências. Deixe seu comentário abaixo!