Home Depoimentos Curso de Coaching

Depoimentos Curso de Coaching

Confira depoimentos do curso de coaching

Veja agora o que alguns alunos falaram do curso de coaching do Professor Marco Antônio Gioso.


Arivan Arraes – Araguaína – TO

“A veterinária no Brasil tem duas eras a.G. e d.G. Antes do Gioso e depois do Gioso. Agora podemos trabalhar com amor à profissão e ganhar dinheiro.”


Andréa Aparecida Meira Revoredo – Secretária – Agência USP de Inovação

“Gostaria de agradecer imensamente ao Professor Gioso, por todo o seu ensinamento com didática e irreverência. Suas aulas foram muito importantes para mim e o modo de ensinar com certeza fará com que as lições aprendidas fiquem sempre em minha mente!

Graças aos ensinamentos do Gioso pude fechar duas “gestalts” que me incomodavam muito! Também agora consigo perceber quando estou em momentos “flow” e aproveitá-los melhor. Consigo identificar quando estou sendo “locus externo” e assumir meu “locus interno” e assim trabalhar melhor com as minhas atitudes.

Foram muitas as lições aprendidas e, com certeza, indicarei a próxima edição do seu curso para os meus colegas de trabalho!
Muito Habermas para todos nós! Abraço”


Nilza Araujo da Silva Santos – Seção de Pessoal Museu de Arte Contemporânea

“Gostaria de agradecer ao Gioso pelo excelente curso de Coaching-Liderança. Amei. Quero agradecer imensamente por ter feito uma reviravolta no meu modo de ser. Esse curso foi de extrema importância sobre o direcionamento que vou dar na minha vida, de como lidar com as pessoas no meu trabalho e na minha vida pessoal, a importância do feedback.

Enfim um curso que tive um prazer imenso de fazer e que ficou com um gostinho de quero mais. Vou guardar pra sempre que Sadim jamais, Habermas sempre. E a frase que sempre dizia quando apertava o calo de alguém “Ai Gioso seu grosso”. Obrigado pela experiência maravilhosa!”


Daniel Din – Ecologia do Instituto de Biologia da USP

“Esse curso é um tapa na cara literalmente! Digo isso porque ao longo do curso o mestre Marco Gioso direciona ou mesmo encaminha o pensamento de cada pessoa a uma auto-avaliação no aspecto geral do comportamento do ser humano. E isso é realmente espetacular, porque nos ensina a enxergar o nosso próprio comportamento. Não só isso, mas também quais são as atitudes que devemos tomar para mudar nossa própria realidade.

Atitudes estas que são diárias e temos que mudá-las constantemente a fim de nos tornamos em pessoas com melhores metas pessoas e profissionais. Ainda estou ‘digerindo’ todo o conhecimento passado ao longo do curso, e continuo na busca do meu auto-conhecimento e estou melhorando diariamente devido ao curso de coaching. Portanto, está me ajudando e permanecerá eternizado na minha memória e no meu comportamento! Simplesmente sou grato por ter aprendido a enxergar com outros olhos!”

Grande abraço”


Kátia de O. Pimenta Guimarães – Mestranda em Ciências – Setor de Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia – FMVZ – USP

“Posso dizer que o curso de Coaching ministrado pelo Prof. Gioso mudou realmente a minha vida! Ou melhor, iniciou uma mudança, pois como ele mesmo dizia nas aulas, a mudança é um processo a longo prazo, e o aprendizado é constante, nunca deixamos de aprender. Mas tenho plena convicção de que foi o primeiro passo pra uma reviravolta, uma mudança real em quem sou e como vejo o mundo e as pessoas. Passei pelo choque no início do curso, pelo susto de perceber quem sou, como sou com as pessoas, com as situações. Foi tenso, assustou.

Mas valeu muito a pena, pois disso iniciou-se uma mudança de perspectiva como nunca tinha ocorrido na minha vida antes. Hoje, depois do curso, mudei meu jeito de pensar, de agir, meu modo de interagir com as pessoas e situações boas e ruins do dia-a-dia. Ainda tenho muito, mas muito mesmo o que aprender, mas ver a vida com outros olhos, tem me feito muito mais feliz. Minha convivência em casa, no trabalho, com os amigos, até com os não tão amigos assim, tomou outra forma, mais leve, mais digna, e fico cada dia mais feliz em ver como mudar é bom! 

E o Prof. Gioso, só tenho elogios a fazer! Foi O PROFESSOR, ensinou coisas pra vida, pra toda vida! Quem levou o curso a sério, quem começou a colocar em prática seus ensinamentos, só tem a agradecê-lo! Prof. Gioso, obrigada pelo tempo gasto conosco, por todo conteúdo passado, por todo trabalho, por cada palavra, e saiba que você fez A DIFERENÇA na minha vida, e consequentemente na vida de quem me rodeia.

Obrigada de coração! Espero fazer esse e outros cursos com você!”


Elias Alves de Almeida – Técnico Para Assuntos Administrativos Serviço de Pós-Graduação Escola Politécnica Universidade de São Paulo

“Agradeço a oportunidade de ter participado do curso de coaching, com o professor Marco Antonio Gioso. Este foi surpreendente e superou minhas expectativas. Eu pensava que seria mais um daqueles cursos de lideranças nos quais só aprendemos os nomes dos tipos de líderes e pronto.
Participei de todas as suas aulas. Anotei tudo porque aprendo mais deste modo. Comecei a reler todas as aulas para digerir tudo o que foi ensinado e colocar em prática. Tenho uma meta particular: reler as aulas e aprofundar cada ponto através do empreendimento de algumas ações pontuais. Como o senhor mesmo disse: a mudança é gradativa. O importante é tomar coragem para começá-la.

 Estou planejando formatar um plano de ação para o meu setor: há muitas burocracias desnecessárias e comportamentos que não acolhem nossos clientes: os alunos.Tenho me observado muito para não ceder aos “surdos sadinísticos”. Estou vendo a vida com mais alegria e esperança. Como disse pessoalmente, peço que me avise quando houver uma outra edição do curso. Desta edição, minha chefe e eu participamos. Quem sabe conseguiremos mandar o restante da equipe para participar do curso no ano que vem!

Att.”


Roseli Lika Miashike – Instituto de Biociências-USP

“Agradeço pelo conhecimento passado pelo Gioso através do curso de coaching e pela forma em que as aulas foram dadas (exemplos práticos, vídeos, bom humor, entre outros). Acredito que tenho me encontrado nesse curso. Identifiquei-me com o modo de vida ontológico. Sou ateísta agnóstica e, antes do seu curso, eu estava quase chegando a conclusão de que eu tinha algum tipo de autismo. Enxergar a vida de maneira diferente da maioria das pessoas nunca foi sofrido, mas eu não entendia muito bem as ações e os sofrimentos das outras pessoas.

Respeito e sempre respeitei as pessoas em geral, porque há tempos eu percebia que cada um era o resultado daquilo que viveu ou vive e, para mim, somos todos, simplesmente, vida. Eu, por exemplo, sou fruto de uma família classe média baixa, tive a sorte de crescer com meus pais por perto (negócio em casa), meus pais são essencialmente humildes, eu sou caçula (aprendi muito com meus irmãos) e sempre estudei em escola pública (parecia que eu tinha mais que a maior parte dos meus amigos e tirava notas melhores). Resultado: mimada, feliz e acomodada, sem ambição.

De qualquer forma, sempre corri atrás daquilo que quis: estudar por prazer. Fiz graduação em Ecologia e estou terminando o mestrado em Ecologia. Durante o mestrado, fui me tornando SADIM e eu não estava gostando da minha ansiedade e reclamações. Então, procurei o Budismo. No Budismo pratica-se o auto-conhecimento, entendimento da causa e efeito, desapego, enfim, uma filosofia da busca pelo não sofrimento. Aprendi muito com o Budismo e a ansiedade diminuiu muito. Porém, no templo, eu continuava me sentindo meio autista.

Daí, começaram as aulas! Como eu sou “S”, entendi o porquê de eu não conseguir sentir o que o pessoal do templo sente. Eles devem ser “N”. Ao longo do curso, não foi só essa revelação que tive. A abordagem psicanalítica toda foi novidade para mim. Fiz reflexões que jamais tinha feito, principalmente, na questão de se ter objetivo e dinheiro. As aulas também me ajudaram a escrever minha dissertação (quase pronta). Determinação, desapego, disciplina e dedicação. Praticar os 4 D’s me ajudou a não sofrer nessa fase da dissertação. Bom, foram vários os assuntos abordados e sei que ainda vou viver e refletir bastante no que foi passado nas aulas.

Agradeço por ter feito bem para mim e para tanta gente! Agora, além de recomendar o Budismo, vou recomendar o Coaching!”


Rosangela Isabel da Silva – Pertencia ao grupo de funcionários do IEE-USP

“Eu simplesmente amei o curso quando me inscrevi eu estava no instituto de Energia e Ambiente. Depois de uma semana eu saí do instituto no programa de PIDV mas mesmo assim continuei. Por que o curso é magnifico, sou coordenadora do grupo amor exigente que trabalha com a família de adictos (pessoas que usam drogas). 

Este curso veio de encontro a algumas coisas que quero para minha vida. Como aprendi profissão não é vocação, aproveitei o programa, para poder encontrar a minha vocação. E com o curso tive a certeza que estou no caminho certo. Ao Gioso, parabéns pelo curso, e por você ser esta pessoa maravilhosa. E no ano que vem pretendo fazer novamente.”


Geraldo de Souza Miranda – MAE/USP

“Essa foi minha primeira experiência com coaching, e eu achei ótimo. Ultrapassou muito minhas expectativas com relação ao curso. Sim, espero levar algumas lições para a vida inteira e para não esquecer, pretendo fazer novamente esse e outros cursos que vierem.

Obrigadão pelas dicas de leitura. Merry Habermas pra você também!”


M. V. MSc. Juliana V. Cirillo – Oncologia Veterinária Mestre pelo Departamento de Patologia Laboratório de Oncologia Experimental e Comparada – FMVZ – USP

“Hoje foi o último dia de aula do curso de coaching com o Professor Gioso, em apenas 3 meses, mas foram tantos aprendizados. Na primeira aula tudo é novidade, não sabemos direito como serão estes 3 meses. Mas a cada aula vamos entendendo a forma como pensamos, o porquê de certas atitudes e comportamentos, e começamos a nos conhecer melhor. 

Pude compreender que o sucesso ou fracasso de uma pessoa baseia-se no seu auto-conhecimento. E que não existe uma vida sem problemas, eles sempre existirão, a questão é como cada um lida com eles. E neste curso aprendi como lidar da melhor forma possível com estes desafios. Outro ponto que me ajudou muito foram as aulas voltadas ao melhor gerenciamento do tempo e estabelecimento de metas pessoais a curto, médio e longo prazo, assim como as aulas de liderança e gestão. 

Tudo ministrado brilhantemente pelo Professor Gioso, que consegue transmitir todo seu conhecimento nesta área de forma simples e fácil de assimilar. Já havia frequentado outras excelentes palestras do Professor, mas este curso superou minhas expectativas e recomendo a todos que tiverem a oportunidade de realizá-lo! Impressionante como pequenas mudanças de atitude são capazes de mover montanhas, basta a gente querer!”


Célia Maria – Chefe do Serviço de Pessoal Instituto de Biociências

“Os 3 meses que participei do curso foram excelentes, aprendi muito, hoje consigo olhar pra dentro de mim e ver o que as outras pessoas enxergam em mim. Sei que estou bem longe do ideal, mas ter consciência já é um passo no caminho do acerto.

Agradeço ao Professor Gioso e a sua equipe. O seu curso é muito bom.”


Alice Della Libera – Docente da FMVZ-USP

“Participar do curso de Coaching – Liderança na USP, foi um desses presentes que a vida traz, você não imagina como viveu tanto tempo sem ele e que gostaria de dividir com todo mundo. Precioso!”


Lílian Miranda Bezerra – Especialista em Laboratório Arquivo Geral da USP

“Agradeço pelo curso de liderança oferecido entre março e maio de 2015. O curso de coaching agregou conhecimentos relevantes da área empresarial e gestão de pessoal, mas para o mim o mais importante foi o aporte psicológico do Professor Gioso.

A possibilidade de receber e refletir sobre os feedbacks recebidos de meus familiares foi muito gratificante. O curso nos faz pensar em nossas relações tanto profissionais quanto pessoais, acredito que essa é sua maior força.

Obrigada pela oportunidade!”


Denise Gonçalves – mestranda no depto de Cirurgia, Diagnóstico por imagem. FMVZ-USP

“Bom dia caro prof. Gioso. Meu nome é Denise Gonçalves, mestranda no departamento de Cirurgia, Diagnóstico por imagem. Quero lhe agradecer imensamente pela oportunidade de participar do curso de coaching – liderança. Pode estar certo que está fazendo a diferença na vida de muitas pessoas e claro, para melhor, muito melhor. Mergulhei muito em meu trabalho nos últimos anos e, após sua matéria de empreendedorismo e o curso de coaching, percebo que o processo de ressignificância não pode parar nunca. Estou lendo os livros indicados e estou adorando. Os sabotadores foi tudo de bom, e vejo que tenho MUITO trabalho pela frente!

Gostaria de finalizar lhe dizendo que o mestrado na USP foi e está sendo uma oportunidade fantástica e que cresci muito nestes quase dois anos, porém meus olhos brilharam e eu senti fluidez em poucas disciplinas, digamos assim. Os melhores flows cá entre nós, foram na matéria de Empreendedorismo e no seu curso de coaching. Então professor, o meu MUITO OBRIGADA pelos seus ensinamentos, dicas, etc, mas, principalmente por tudo o que ficou nas entrelinhas Pela sua coragem em se conhecer e querer melhorar, em desafiar a tudo e todos para implementar estes tipos de cursos na USP! 

Estes exemplos nos fazem acreditar nas pessoas e num mundo melhor mesmo com toda essa bagunça que passamos na atualidade. Um grande abraço!”


Nicole e Auddrey – Clínica Veterinária Klabin

“Após o curso de coaching eu e a Auddrey (mastite) começamos a implementar as maneiras sugeridas pelo professor Gioso na nossa clínica. Como por exemplo treinamento com a equipe, se vestir bem, ir atrás dos nossos clientes ligando para os clientes inativos, bonificando a equipe após resultados, política do sorriso e outras. Nosso faturamento médio era de R$37 mil. Estipulamos uma meta de faturamento racional e com crescimento exponencial. A previsão era atingir R$60 mil em dezembro de 2015. Para nossa surpresa essa meta foi atingida em janeiro de 2015! Temos certeza que iremos pagar nossa dívida de 80 mil ainda este ano!

Este e-mail é uma maneira singela de mostrar nosso mais profundo agradecimento ao Gioso e a Clínica Empreendedora, e mostrar que fazemos parte do grupo de alunos que se modificaram após o curso de coaching. Suas palavras tocaram nosso coração e nossas almas, e somos muito gratas ao professor por ser o responsável pela nossa mudança. Que Deus continue te abençoando e iluminando toda a sua equipe!

Um grande beijo”


Rio Vet Center

“Em dezembro estaremos inaugurando a Rio Vet Center. Gostaria de agradecer a todos que curtiram a página, a equipe que vem nos acompanhando durante todos esses anos e em especial agradecer a quem nos ajudou a conseguir transformar esse sonho em realidade, o professor Gioso. Sempre sonhamos em oferecer uma Medicina Veterinária a altura que nossos amados animais merecem.

O curso de coaching ministrado pelo professor Gioso nos indicou como seguir ate chegar onde estamos. Aprendemos a nos conhecer melhor, a saber quais características devemos desenvolver, a definir metas pessoais e profissionais, a contratar colaboradores qualificados, a ter disciplina e ter inteligência emocional. Sem contar com as amizades que fazemos durante o curso e até mesmo os negócios que fazemos com os colegas de turma.

Muito obrigada ao professor Gioso por oferecer esse treinamento que todos, independente da profissão, deveriam ter oportunidade de fazer. Sinceros agradecimentos da Rio Vet Center.”


Mariana Lage-Marques – PET PLACE

“É muito difícil expressar em palavras o que senti ao realizar o Curso de Gestão e Marketing e o Coaching ministrados pelo Prof. Gioso. Acredito que ambos se complementam e fizeram-me entender que quanto mais nos interessamos em nos aprimorar como seres humanos mais descobrimos que ainda temos muito para aprender.

Isso me resgatou valores esquecidos e me motivou a correr atrás daquilo que realmente estava a procura. Sair da zona de conforto com uma orientação de como é possível realmente tirar a idéia do papel, adorei! Desde o dia em que realizei o curso pela primeira vez me arrisquei comprando o meu próprio estabelecimento. Conseguimos em dois anos aumentar em 40% seu faturamento o que permitiu que hoje finalizássemos uma grande reforma. 

Estou muito satisfeita com o resultado, estou planejando iniciar agora a turma de pós-coaching para com certeza continuar recebendo os frutos deste investimento.”


Raphaela Barbieri – CRMV-RJ 7757

“Acho que nunca agradeci tudo o que os ensinamentos do Gioso fizeram por mim. Quando fiz o curso de marketing estava desistindo da veterinária, não tinha mais a menor vontade de continuar na profissão. Costumo dizer hoje em dia, que divido a minha profissional em antes e depois do curso de marketing.

Com ele aprendi a lidar melhor com os problemas de clientes e, ao invés de culpar o mundo pelo que estava errado, passei a consertar o que achava errado. Meu faturamento começou a aumentar pelo simples fato de estar mais bem vestida e de bem com a profissão, tive novamente a paixão pelo que eu fazia.

Dai fui parar no curso de coaching. PERFEITO é a palavra que mais se aproxima do que foi para a minha vida pessoal (que reflete diretamente na profissional claro). Com ele aprendi muito mais do que esperava ou imaginava. Cresci e amadureci. Me tornei melhor como gestora, líder, filha, irmã e também e mais importante como mãe. Aprendi a dividir meu tempo, dar valor as pessoas que estão a minha volta, voltei a me atualizar há 11 anos não ia a congresso e fui esse ano no de Natal. Vou ainda ao de Bogotá no fim do ano. Descobri cada numero da minha empresa e sei que ela vem crescendo.

Tinha 3 contas no vermelho, uma serie de empréstimos. Hoje as contas não estão mais no vermelho e os empréstimos sumiram. Tiro ao menos 3 vezes ferias ao ano com meus filhos. Para qualquer pessoa que me pergunta o que aconteceu comigo digo que o Gioso entrou na minha vida. 

Gioso, acho você uma pessoa incrível por tudo que você faz por nós médicos veterinários.

O meu MUITO OBRIGADA hoje e sempre!”


M.V. Leandro Alves – CRMV-SP 25477 Coordenador do departamento de Anestesiologia do Hovet Anclivepa/Prefeitura Municipal de São Paulo Pós Graduado em Anestesiologia Veterinária Monitor do curso de Anestesiologia da Anclivepa-SP – Membro da Comissão Social da Anclivepa-SP – Membro do Conselho Fiscal do Sindicato Patronal dos Médicos Veterinários do Estado de São Paulo (SINPAVET) 

“Quero agradecer ao professor Gioso pela conversa de sexta-feira passada, durante o coaching, me ajudou muito, muito mais do que ele pode imaginar. Aliás, isso vem acontecendo há alguns anos, sem perceber sempre o professor sempre me ajuda me ajuda. Em uma de suas palestras, ele falou que uma pessoa é líder quando ela influencia pessoas, pois bem, o Gioso é um líder nato e eu agradeço muito por ter a oportunidade de conviver com ele durante os congressos e reuniões da Anclivepa-SP. 

Em uma das nossas conversas ele me disse que eu tenho perfil de um dia presidir a anclivepa. Ressaltou que ele tinha começado na entidade de forma igual. Então só tenho que agradecer e lamentar a sua saída da Anclivepa, o professor Gioso fará muita falta. Na vida, temos que escolher qual pessoa queremos ser, e na que eu escolhi tem muito dele, como pessoa, gestor de entidade de classe e médico veterinário.

Muito obrigado.
Pode sempre contar comigo.”


Dr. Pedro Mancini, MV, M.Sc., Ophth – CRMV-SP 13231

“Se você prefere “ficar dormindo”, o Coaching não é para você. Ficar dormindo é mais fácil. Essa sentença fica na minha cabeça desde o começo do coaching, e vai ficando cada vez mais forte conforme os dias passam. Durante o curso de coaching, aprende – se quiser – a acordar para si mesmo e para os outros. E para o que pode conseguir se quiser. Se quiser, tira o “NÃO POSSO” da sua vida. Te indica o caminho a ser uma pessoa melhor para si mesmo, para os outros e para o seu negócio.

Todo santo dia, algo relacionado aos ensinamentos do Coaching aparece. Atitudes que parecem simples quando faladas, mas quando postas em prática é diferente. A simples ação de realmente escutar o que a outra pessoa esta falando, não querer sobrepor suas idéias e julgamentos. Parece fácil, e é. A questão é: porque não faz, então? Se soubesse o quanto sua vida pode ser mais fácil e proveitosa só fazendo isso.

Se quer acordar, enxergar um caminho novo, um modo de vida mais rico e feliz, faça o Coaching, ele vai te guiar pela “Yellow Brick Road” para que encontre seus objetivos de forma mais rápida, eficiente, ética, satisfatória e feliz.”


Mônica Pinheiro de Magalhães – Médica Veterinária Clínica Vida Animal Vitória da Conquista – BA

“Fazer o coaching me trouxe mais centramento, equilíbrio e nova visão da realidade profissional. Em cada encontro vamos percebendo que a solução dos nossos problemas e conflitos está dentro de nós mesmos.

Mudamos a maneira de enxergar o outro, melhorando assim nossos relacionamentos. Passamos a construir diariamente a nossa realidade e nos tornamos mais fortes para atingirmos nossos objetivos. Como diz aquela frase de Einstein: “A mente que se abre para novos conceitos jamais voltará ao seu tamanho original”. O coaching nos traz isto. Tenha certeza que você nunca mais será o mesmo.”


Dr. Luiz Celso Didone de Freitas

“Quem nunca saiu da faculdade de medicina veterinária, sedento para engajar o em um novo emprego? Ou quando se tem a oportunidade de montar o seu próprio negócio? Aí se descobre um mundo novo! Como vamos reagir frente aos novos desafios do dia a dia, as novas responsabilidades, impostos, o trabalho em si, colaboradores internos, clientes, patrão, salário, e  principalmente o relacionamento interpessoal!

O coaching me permitiu verificar que muitas das coisas que me incomodavam muito no dia a dia e no relacionamento interpessoal, profissional, social e familiar, começavam em mim mesmo. Reconhecer não só as palavras EMPATIA, HUMILDADE, PACIÊNCIA e AUTO-CONTROLE, mas aprender a colocá-las em prática no meu dia a dia, faz com que eu me sinta hoje, um homem centrado, apto a receber e dar feedbacks de maneira harmoniosa e eficaz!

O Coaching mudou minha vida! Uma experiência que deveríamos ter durante a faculdade, qualquer que seja ela. Obrigado Gioso, por mais esta oportunidade de crescimento!”


Simone Rocha Santos – Secretária de Departamento de Ensino da USP Departamento de Engenharia de Transportes Escola Politécnica da USP

“JAMAIS esqueço pessoas que foram ou são importantes em minha vida! Estão sempre presentes em meu coração e em minhas orações para que Deus ilumine cada vez mais, abençoando-os com saúde, paz, felicidade e sucesso (e depois do curso, desejo dinheiro também).

O curso de coaching é simplesmente maravilhoso, o melhor curso que já fiz em 18 anos como servidora administrativa da USP! Fiquei encantada, preciso urgentemente mudar e muito! Estou recomendando a todos os meus amigos funcionários e docentes, e os avisarei da oportunidade no próximo ano. Parabéns! No início me senti um peixe fora d’água no curso justamente porque eu cheguei com o copo cheio, só pensava no serviço que estava deixando de fazer naquele período. Prejudicando assim meu aprendizado no curso, minha capacidade de assimilar tudo de bom que o professor Gioso estava ensinando nas primeiras aulas e foi difícil derramar a metade, mas consegui, e quero esvaziá-lo! Não somente em questões profissionais, como pessoais.

Percebi o quanto sou neurótica com o serviço, centralizadora, atrapalhando e muito a entrega no prazo estipulado, mesmo ficando horas e horas a mais fora do expediente, sem nenhuma remuneração e nem é essa a minha intenção (é por amor à USP, à POLI e ao meu Departamento). Me pego sempre pensando, refletindo, tantas coisas que nos ensinou, e uma delas é sobre a questão do tempo, 24h: 08h de serviço, 08h de descanso e 08h de lazer. O que estou fazendo de minha vida ficando, muitas vezes, 12h trabalhando, 3 a 4h no trânsito?

Só tenho certeza de uma coisa: depois disso… 8h eu descanso (durmo exausta). Preciso aprender a ser mais produtiva, organizando o meu tempo! Só de perceber isto já estou iniciando um passo… de muitos que virão! Tem uma frase que acho bem interessante, de Blaise Pascal: “Ninguém é tão sábio que não tenha algo para aprender e nem tão tolo que não tenha algo para ensinar”. Percebi que sou importante no que faço, nem melhor e nem pior que as outras pessoas. E que todo mundo tem seu tempo!

Obrigada por tudo! Um grande abraço”


Natalia Philadelpho Azevedo – Médica Veterinária Especializada em Animais Silvestres Doutoranda em Patologia – FMVZ/USP

“Bom, minha história começou antes do curso de coaching. O início de meu autoconhecimento e mudanças ocorreu durante a aula de empreendedorismo do departamento de cirurgia, que fiz com o professor Gioso no ano passado. Desde então venho pesquisado bastante sobre dois assuntos principais: empresas (empreender, marketing, liderança etc) e auto conhecimento.

Aprendi muito sobre mim mesma e sobre outras pessoas durante seus ensinamentos e tenho uma visão melhor sobre as diversas reações que tenho a cada situação. Infelizmente as mudanças que preciso fazer em mim ainda estão muito longe, mas acredito que estou no caminho certo. No curso de coaching, aprendi muito sobre psicologia e sobre como lidar comigo e com pessoas diferentes. Tudo que aprendi durante essas aulas esta sendo muito importante e me permitindo evoluir como pessoa.

Não tenho palavras para agradecer todo ensinamento do Gioso.
Obrigada por tudo.”


Ana Clélia Campos

“Quero registrar que essa foi uma oportunidade muito gratificante na minha carreira e um curso que pretendo levar pra minha vida. A princípio confesso que quando fui indicada pela minha chefia para fazê-lo eu fiquei um pouco incomodada pois eu recebi essa notícia como se eu não tivesse desempenhando bem a minha função no meu Setor, e daí seria indicada para esse “treinamento” que me sugeriria como me portar diante de algumas situações.

Mas virginiana que sou e quando sou desafiada aí que eu quero provar que eu posso e eu consigo, eu fui à todas as aulas e cada dia que eu ia mais eu queria frequentá-las. Pois estas me acrescentavam demais, eu já conseguia identificar nas relações profissionais e até mesmo pessoais alguns indicativos comportamentais que nos foram passado no decorrer do curso. Isso me ajudou muito, e me fez ver que antes de julgarmos e falarmos o maldito não, devemos experimentar e nos permitir a conhecer algo novo, a não criticar e tirar conclusões precipitadas antes de vivenciar experiências. Percebo que agora sempre que vou tomar uma decisão fico mais atenta para não ser tão impulsiva e agir com inteligência.

Tenho certeza de que hoje sou uma pessoa um pouquinho diferente das outras por ter recebido esses ensinamentos, muito obrigada e quando puder pretendo participar de outros cursos ou palestras ministradas pelo Marco Antonio Gioso. Abraços”


Renata Bernardinelli Sócia proprietária da Clínica Bem Estar Vet, Indaiatuba, SP

“Hoje é uma dia muito especial, finalizei o curso de Coaching com o Prof. Marco Antônio Gioso. Foi com certeza o melhor curso e a melhor experiência que já tive na vida. Obrigada Gioso, por me ensinar a ver o melhor da vida, a dar a volta por cima e não desistir nunca.

Principalmente pela vontade de querer nos fazer pessoas melhores, pela dedicação, pelo prazer da mudança, pelas tentativas incansáveis de nos fazer refletir. Com sua excelência, conseguiu nos mostrar o caminho para um mundo novo, um novo eu, nos fez criar, recriar, começar, recomeçar, nos reinventou. Jamais esquecerei de seus ensinamentos, viverei na prática todo esse conhecimento. A minha gratidão é eterna.

Muito Obrigada à todos os amigos pela companhia nesses 13 meses. Até breve. Sucesso à todos nós.”


Sérgio Teixeira de Castro – Biólogo e Educador Chefe do Museu Oceanográfico Instituto Oceanográfico USP

“Como sempre digo aos meus alunos, um professor pode te dar uma aula, mas um Mestre te dá uma lição de vida! Sou grato pela lição de vida que o curso de coaching ministrado pelo professor Gioso me proporcionou. Foi, de longe, o melhor curso que fiz na minha vida e para toda ela! Saiba que estou preparando um material para tentar aplicar tudo que aprendi contigo aqui na minha unidade. Iniciarei no departamento que chefio e oferecerei aos meus colegas lideres de outros setores também.

Já estou indicando esse curso a todos que conheço desde o primeiro dia de aula. Faço muitas das coisas que me ensinou “empiricamente”, norteado pela minha humilde formação em licenciatura (Ciências Biológicas) e minha experiencia de 20 anos na recreação e trabalhos voluntários. Tenho uma ONG na Mata Atlântica desde 1994 também onde realizo diversos programas ambientais e sociais e o curso me ajudou de forma inimaginável. Gioso, saiba que tem um amigo e aliado aqui na USP. Penso como você e trabalho a quase 27 anos aqui. Quem não gosta da USP que se estabeleça em outro lugar e deixe espaço para nós que a adoramos. 

Abraços sustentáveis !”


Sebastião Justino dos Santos – Escola de Enfermagem da USP

“Quando minha chefe me perguntou se eu queria fazer o curso “Coaching- Liderança na USP”, eu aceitei por achar que faria alguma diferença na minha nova função de chefe. Digo nova, porque há um ano sou chefe da Seção de Serviços Auxiliares da Escola de Enfermagem; e como não há na USP um curso para se aprender a ser chefe, a gente aprende meio que na prática.

Então vi no curso a oportunidade de melhorar meu jeito de liderar, até mesmo de aprender a liderar. Confesso que nesses três meses aprendi coisas que nos meus 35 anos nunca tinha sequer ouvido falar. Caro Gioso, minha chefe não sabe o bem que me fez ao ter me indicado para fazer o seu curso, mas vou dizer isso à ela. Quanto à você, muito obrigado por ter me proporcionado nesses três meses a oportunidade de rever um bocado de atitudes e comportamentos, que farão diferença na minha vida profissional e pessoal também.

Um grande abraço e muito Habermas para todos nós.”


Damião Carvalho – Depto de Eng. Metalurgica e Materiais (PMT)

“Boa tarde Professor. Gostei muito de ter tido a chance da fazer o curso. Não imaginei que seria desta forma e agora consigo entender um pouco mais a minha vida. Para mim foi muito importante e de fato necessito aprimorar mais e mais meu conhecimento sobre eu mesmo, esse curso me mostrou essa necessidade.

A sua didática e performance foi muito boa e de fato não posso e nem devo questionar isso, para mim foi ótimo o desenvolvimento do curso. Eu fico muito feliz e espero poder de alguma forma ter contribuído com o bom andamento do mesmo. Muito obrigado.

Atenciosamente”


Patricia Gabryela Moreira – INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS DEPTO ECOLOGIA

“Curso simplesmente excelente! Sem palavras para descrever a qualidade do trabalho desenvolvido durante esses meses. Pretendo estar presente nos próximos (mesmo que como ouvinte apenas) e receber convite dos demais eventos internos e externos à USP. 

Como alguns mencionaram durante o curso, também teria interesse em levar para Unidade. Grande abraço”


Felipe Fidalgo – Centro Internacional de Pesquisa e Ensino – Hospital AC Camargo

“Boa tarde Gioso! Decidi fazer o curso inicialmente para conseguir desenvolver uma responsabilidade maior no gerenciamento das minhas tarefas e do tempo do dia-dia. Após o início do mesmo passei a perceber que coaching vai muito além disso, e foi incrível descobrir que o curso poderia me fazer ter uma visão diferente sobre os acontecimentos da nossa vida e como lidar com isso.

Isso se encaixou perfeitamente no momento o qual eu vivenciava quando comecei o curso, um momento de grandes mudanças. Foi de grande importância para que eu desenvolvesse maior compreensão sobre mim e sobre as outras pessoas, como acalmar as emoções em momentos de dificuldade e ativar um lado mais positivista e cheio de possibilidades a cada fato ocorrido no nosso caminho.

Agradeço imensamente todo esforço feito pelo Sr. que disponibilizou tempo e energia para tentar nos fazer pessoas mais tolerantes com os outros e com nós mesmos. Consigo perceber mudanças na minha maneira de pensar e de agir desde o início do curso e sei que agora virá a parte mais difícil, que é manter esses ensinamentos sem o suporte das aulas. Mas espero conseguir melhorar e pôr em prática cada vez mais tudo que absorvi no curso. E espero que todos ali também consigam.

Obrigado!”


Vânia Santos – Pós-Graduação da Faculdade de Saúde Pública – USP

“Bom dia, professor! Recente fui promovida à chefia da Pós-Graduação da Faculdade de Saúde Pública da USP. Apesar de ter bastante intimidade com as normas/Regimento e os procedimentos de Pós, me senti não estar preparada para liderar uma equipe. No momento em que recebi o convite para fazer o curso com o senhor, percebi o quanto seria importante para mim. As aulas foram reveladoras. Percebi que o problema não estava só com as pessoas que me irritavam, mas que parte dos conflitos são gerados por minhas ações também. Li todos os livros que foram recomendados e decidi que farei a minha parte (agora pelo menos já sei por onde começar).

Vou continuar lendo sobre o assunto e espero ainda ser vista como “líder” de minha equipe. Muito obrigada pelas “aulas-espetáculo”. Íamos para o curso como a empolgação de quem espera por uma boa peça de teatro. Rimos muito e nos emocionamos também. Já estamos com saudade.

Parabéns pelo curso! Muito bom!”


Ednelí Monterrey

“Iniciei o curso sem saber ao certo do que se tratava por indicação de outras pessoas. Mas já desde a primeira aula adorei o conteúdo. O aprendizado veio ao encontro a outros que a própria vida vem me trazendo através de variadas fontes: experiências transformadoras, leituras, Pathwork, constelações sistêmicas, etc. Tudo isso resultou há 1 ano e meio atrás na mudança de atividade dentro da USP, mudei de unidade e de responsabilidades. Tudo isso aconteceu numa sincronicidade fora do comum.

O foco do curso na liderança, de si e de outros, veio a calhar para preencher minhas lacunas. E será de extrema utilidade nas minhas atividades atuais de trabalho e para a própria vida, pois hoje ambos são para mim um só. O curso me trouxe as ferramentas, agora preciso praticá-las e desenvolver as habilidades. E falando em praticar, foi por diversas ocasiões enfatizado no curso a necessidade de dedicação e persistência para a obtenção de resultados de valor. O curso chamou a atenção também para pontos descuidados da vida pessoal, como a reflexão sobre a abundância e a planificação financeira. Outra coisa para olhar com atenção, pois o dinheiro faz parte da vida de um adulto e da capacidade de cuidar de si e de transformar o nosso entorno até o fim dos nossos dias.

Em fim, a aula sobre como organizar a agenda foi simplesmente genial, o conceito de iniciar as anotações do último dia do ano e programar como e onde queremos estar nesse dia foi transformador. e esse foi só o primeiro passo para organizar um agenda com qualidade e com respeito ao que é importante para nós.

Sobre o Prof. Gioso só posso dizer que a todo momento me passou a impressão de já ter vivenciado tudo o que ensina, o que traz um incentivo a mais para seguir as suas indicações. Não é necessário reinventar a roda, quando alguém já nos mostra o passo a passo com propriedade. Só tenho a agradecer e a aprender!

Grata!”


Rejane de Miranda Funes – Aluna de graduação do Instituto de Biociências da USP

“Bom dia, Gioso. Gostaria de parabenizá-lo pelo excelente curso de Coaching. Eu realmente me identifiquei com muitas coisas que você disse. Obrigada por ter me ajudado a reconhecer algumas das minhas armaduras (como você disse, têm armaduras que não enxergamos) e, principalmente, por ter me ajudado a me autoconhecer. Sinto-me outra pessoa. Estou bem menos estressada e conseguindo me organizar melhor.

 O seu curso foi excelente. Espero receber o convite para o do ano que vem, porque eu quero muito fazê-lo. Mais uma vez, parabéns pelo seu trabalho, pelo seu domínio no assunto e pela indicação de livros sensacionais. Obrigada por ter me dado a chance de fazer o seu curso. Espero revê-lo em setembro, na disciplina “Empreendedorismo” para a graduação. Tenha um excelente fim de semestre!

Atenciosamente”


Michele Cristina Monzani

“Obrigada professor Gioso por nos proporcionar novos conhecimentos nesta ultima semana. Quando fiz o curso de marketing pela primeira vez já foi o máximo, gostei tanto que repeti 3 vezes.

Só o curso de marketing meu faturamento aumentou 70%. Fiz o coaching e minha vida mudou completamente. Além disso, meu faturamento aumento 115%. Agora no pós coaching ninguém me segura! Obrigada por passar seus conhecimentos. 

Serei eternamente grata, Um grande beijo a toda equipe”


Beatriz Rodrigues Sturm – Bicho Legal Pet Shop – Banho e Tosa – Veterinária Magé – RJ

“Participei do Curso de Marketing e do curso de Coaching. Para mim, as experiências foram extremamente enriquecedoras em todos os sentidos. O conhecimento adquirido em comportamento humano e empreendedorismo, tornou a gestão de pessoas, (que sempre foi meu maior desafio), uma tarefa muito interessante e gratificante. Consigo promover o crescimento do meu negócio e o desenvolvimento pessoas de minha equipe simultaneamente.

Sem a menor dúvida, após estas oportunidades a vida se tornou mais fácil, através do planejamento que foi incorporado no meu dia a dia. Consigo conciliar minhas funções de dona de casa, esposa e mãe com a missão de gerir meus negócios obtendo resultados cada vez melhores.

Vale muito a pena o investimento!”


Carla Dray Marassi e Isabella Morand – Bicho Bacana

“Caro Gioso,

Queria aproveitar o começo de ano para te colocar a par das mudanças que o curso de Gestão e Marketing e depois o coaching nos proporcionou. Nesses dois últimos anos, começamos a implementar importantes mudanças em nossos consultórios. Começamos uma reforma estrutural do consultório com ampliação de horário e do espaço de atendimento, contratamos uma secretária e estamos treinando-a para que ela seja nossa primeira propagandista, fizemos novas parcerias e regularizamos a equipe já contratada.

Além disso, eu e Isabela estamos nos reunindo semanalmente, modificamos nossa postura e também os nossos uniformes (que são lindos!). E mensalmente, temos reunião com a nossa equipe. Com pequenas mudanças, no início do primeiro ano, houve um crescimento de 30% e no segundo ano, crescemos em torno de 14%. Lembro-me que quando cheguei e respondi aos primeiros questionários do coaching, eu dizia que se crescesse 20%, já estaria feliz.

Na verdade, eu mal sabia onde queria chegar, e pouco menos, como modificar o quadro de inércia onde estávamos. Não foi fácil, mas ver o próprio negócio crescendo, sentir a mente fervilhando de idéias, tem sido uma ótima sensação! Desta forma, queríamos agradecer de novo pelo coaching e expor que estamos implementando o que nos foi ensinado.

Além disso, os profissionais com quem convivemos nos nossos encontros, tornaram-se amigos e parceiros profissionais, com indicações de lado a lado. É fundamental que possamos manter contato não só pelos laços de amizade formados, mas para continuarmos nos aperfeiçoando em cursos de marketing, palestras e o que mais você inventar.

Grande beijo em todos e saudades!”


Huber A. N. Gama Filho – Médico Veterinário CRMV 21713

“Estou escrevendo esse e-mail pois não conseguiria falar pessoalmente sem começar a chorar! Gostaria muito, e do fundo do meu coração, agradecer a você por eu ter voltado a acreditar em minha profissão e principalmente por voltar a acreditar em mim e no meu potencial! Você teve uma participação fundamental na criação da Flor de Lótus quando há 6 anos atrás eu e a Carol tivemos a oportunidade de fazer com você o curso de marketing e empreendedorismo.

Esse curso ainda estava em sua versão de teste mas foi o suficiente para plantar a pequena semente do empreendedorismo em nossas mentes. Criamos a Flor de Lótus há 4 anos e devido a problemas externos, relacionados a um outro local que eu trabalhava, acabei perdendo o tesão pela minha profissão e me dediquei intensamente a sair da veterinária.

Me afastei do meu próprio negócio deixando a Carol praticamente sozinha. Quando encontrava você em eventos sociais você insistia para que eu fizesse o seu curso. Eu me lembro de pelo menos 4 oportunidades em que isso aconteceu e nas 4 o meu orgulho e a falta de fé na carreira venceram. Precisei sofrer uma grande frustração e um choque para que eu percebesse o quanto precisava de ajuda.

Busquei ajuda. Iniciei terapia e o coaching pessoal. Ainda faltava algo. Foi aí que recebi o seu mail list convocando uma nova turma. Impressionante como a mensagem serviu para mim! Fui fazer o primeiro dia de testes com você e a XI turma. Nesse momento eu tinha vontade, tempo e queria fazer, estava disposto a me ajudar, a me queimar!

Mas não tinha dinheiro, ou pelo menos achava isso! será que era algum mecanismo de defesa? Fiz o dinheiro aparecer e me inscrevi! Quando realmente queremos fazemos uma forcinha! Impressionante como a cada aula eu tinha cada vez mais vontade de ir! Ficava ansioso aguardando a semana dos encontros! Ao longo do processo eu percebi uma grande e continua mudança!

Minha família percebeu e minha esposa também! Como era de se esperar e como você já havia dito, você e sua mãe foram lembrados por algumas pessoas próximas a mim! O encerramento para mim foi realmente o ápice. Muito suspense! Estava eufórico para saber como seria e foi demais! Caíram muitas fichas nesses 10 meses juntos mas nos últimos 4 dias parecia uma chuva!

O cansaço foi um grande companheiro e me deixou livre por alguns dias! Como é bom chorar! Pena que não consigo falar junto! Hoje a Flor de Lótus está crescendo, em particular nos últimos 7 meses, estamos montando uma sede nova e maior, aumentando a equipe de acupunturistas e funcionários. Somos referência nesse tipo de terapia.

Voltei a trabalhar efetivamente como médico veterinário e posso fazer hoje isso não como obrigação mas como uma forma de prazer e terapia. Estou me especializando e voltei efetivamente a estudar. Continuo com a terapia mas parei o coaching pessoal. Como você mesmo disse para mim, tenho a alma de um poeta mas preciso da disciplina de um atleta. 

Todo atleta precisa de um coach e o que eu tive nesses últimos 10 meses foi muito mais do que isso, foi um amigo! Obrigado por tudo! E nos vemos nos próximos cursos e muito provavelmente no pós coach. Ps: iremos fazer a inauguração da nova sede em meados de outubro, esteja desde já convidado, você e toda a sua equipe! Outra coisa, sinta-se a vontade para usar esse e-mail caso tenha interesse em suas palestras.

Abraços”


Débora Maldonado

“Queria agradecer ao professor Gioso profundamente e de todo coração pelo curso, pela sua coragem e dedicação! Seu trabalho foi, para mim, mais eficaz do que anos de terapia, porque você vai direto ao ponto. Os testes ministrados por ele e as teorias abordadas me fez compreender questões que estavam me incomodando a muito tempo. É sem dúvida o começo de uma nova fase em minha vida e com certeza agora tenho mais lucidez para entender minhas escolhas e suas consequências.

Queria muito mesmo agradecer ao Gioso e desejar-lhe tudo de melhor nessa vida, e muita saúde para que possa continuar fazendo o bem para tantas outras pessoas por muito tempo. Para mim, esse foi o começo de um longa caminhada. Gostaria muito fazer o curso completo, quem sabe no ano que vem? Afinal, tudo é uma questão de planejamento não é?

Enfim, eu poderia passar horas aqui escrevendo e listando benefícios imediatos do curso, mas isso é irrelevante para você. O essencial é que saiba que mudou a minha vida, e para melhor!
Sucesso! E um abraço bem forte de gratidão!”