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Dicas infalíveis para você conhecer seu cliente

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Você conhece bem o perfil do seu cliente? Você conhece dicas infalíveis para você conhecer seu cliente? Sabe por que ele escolheu seu pet shop, consultório, clínica ou hospital veterinário? Quantas vezes ele vai à sua empresa? Qual o produto que ele mais compra ou utiliza? Bem, se você não souber responder á essas perguntas este artigo é para você.

Saiba quais são as dicas infalíveis para você conhecer seu cliente!

No Brasil, os números do segmento crescem a cada ano. Atualmente, existem 50 mil clínicos de pets e 17 mil consultórios, hospitais e clínicas. Nos EUA, por exemplo, são 26 mil. É muita concorrência, não é mesmo?

Por isso, você precisa segmentar seu público alvo, depois conhecê-lo profundamente e, assim, estreitar seus laços com ele, para estabelecer um relacionamento duradouro. Afinal, ele tem um leque de opções à sua frente. Mas como fazer isso? Confira as dicas abaixo que selecionamos para você:

Descubra quem é seu público!

Muitos empresários abrem uma empresa sem pensar qual o seu público alvo e isso é extremamente perigoso. Sem segmentar não há como realizar um atendimento adequado. Portanto, é necessário estudar seu cliente por meio de perguntas simples, mas bem fundamentais, como sexo, faixa etária, idade, estado civil, bairro, profissão, classe social, poder aquisitivo.

Essas informações devem constar no cadastro do cliente. Elas são imprescindíveis para que você o conheça, aprofunde o relacionamento e comunique-se de forma mais apropriada.

Saiba os desejos dos seus clientes!

Estude o que seu público alvo procura para seu pet, seja bem minucioso na pesquisa. Com a informação correta do que ele quer é bem mais fácil ofertar produtos ou serviços direcionados. Uma dica é pesquisar os interesses de seu cliente, por exemplo, em redes sociais como facebook, instagram, twitter.

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Meios de comunicação

Você deve pesquisar quais canais de comunicação o seu cliente mais utiliza e mais interage. Traçando esse perfil, você não terá medo de investir seu dinheiro em uma publicidade direcionada.

Por exemplo, se seu cliente costuma consultar vários grupos de facebook que tratam do mundo pet, que tal fazer um investimento neste tipo de mídia?

O que ele espera de sua empresa?

Sempre pergunte isso ao seu cliente, tenha em mente que é como uma pesquisa, e nesse caso só ajuda, pode ter certeza disso! Se você quer saber se o seu consumidor está satisfeito com sua empresa a atitude mais direta é fazer perguntas, como por exemplo:

  • Como você avalia a qualidade dos produtos ou serviços?
  • O que mais lhe atrai na experiência de compra: a qualidade do produto ou serviço, ou um preço mais barato?
  • Como você avalia nossa entrega?
  • Você sempre encontra o que procura aqui?
  • O ambiente da empresa é agradável, você se sente confortável?
  • Como você avalia nosso atendimento?
  • Você está satisfeito com nossos produtos e serviços?
  • Você voltaria a utilizar algum serviço nosso ou comprar algum produto?

Estas são algumas das diversas perguntas que você deve aplicar. Assim entenderá qual a expectativa dele com relação à sua empresa. Sabendo a resposta você terá maiores chances de alcançá-la ou até mesmo superá-la.

Como ele se relaciona com sua empresa

 É muito importante que você saiba por quais meios seu cliente prefere entrar em contato com sua empresa, às vezes até mesmo para esclarecer uma pequena dúvida. É por telefone? Por e-mail? Pelas redes sociais? Pelo chat do website? Descobrindo o canal de comunicação que ele utiliza você terá mais uma ferramenta adequada de divulgação do seu produto ou serviço.

Portanto, não perca mais tempo. Trabalhe essas informações acerca do perfil de seu cliente. Afinal os que segmentam conseguem elaborar as melhores estratégias de atendimento.

Têm retorno garantido, mais chances de crescer e permanecer no mercado pois souberam criar “valor” em seus clientes por atenderem tão bem as suas expectativas de compra.

O que achou das nossas dicas? Deixe sua opinião abaixo, ela é muito importante para nós!

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