Home Empreendedorismo Saiba qual a diferença entre pet shop e clínica veterinária!

Saiba qual a diferença entre pet shop e clínica veterinária!

0
Compartilhe
clinica-veterinaria

O número de animais de estimação dentro dos domicílios só aumentou nos últimos anos, o que colocou o Brasil em segundo lugar em maior população de animais domésticos dentro das residências. Com um faturamento de 14 bilhões de reais por ano, o mercado de pet shop cresce 17% anualmente. Porém o segmento veterinário também apresenta grande crescimento nos últimos anos, tornando o Brasil um dos cinco colocados no ranking de maiores mercados veterinários do mundo. Se você tem dúvida em qual investir, saiba qual a diferença entre pet shop e clínica veterinária.

Qual a diferença entre pet shop e clínica veterinária?

Por se tratar de dois negócios diferentes dentro do segmento pet muitas vezes os serviços que são oferecidos por cada um podem ser confundidos, mas eles são bem diferentes. Para quem pretende abrir um negócio é importante saber que muitas exigências legais, investimentos, até o próprio mercado são diferentes. Então é importante saber qual a diferença entre pet shop e clínica veterinária, para não se atrapalhar e acabar confundindo um negócio com outro.

Serviços Oferecidos

Pet shop

Pet shop ou como a própria tradução já diz, é uma loja de animais. Seu principal foco é a venda e distribuição de produtos para animais, ou de uso veterinário. Ração, roupas, acessórios, casinhas, cama, caixa de transporte, produtos de higiene e estética do animal e medicamentos veterinários. Algumas lojas podem optar por oferecer serviços comuns ou veterinários, como por exemplo, banho, tosa, vacinação e pequenos curativos. Normalmente seu horário de funcionamento é junto com o horário comercial, num período de 8 horas.

Clínica Veterinária

As clínicas veterinárias são destinadas diretamente para o atendimento de animais, realização de consultas, tratamentos clínicos e cirúrgicos. Seu horário de funcionamento pode ser restrito ao horário comercial, ou outro estabelecido pelo dono do negócio. Caso a clínica veterinária opte pelo serviço de internação, o funcionamento da clínica deve ser de 24 horas. Mesmo que não haja atendimento ao público. O funcionamento da clínica deve ser acompanhado obrigatoriamente por um médico veterinário, podendo conter a ajuda de auxiliares ou técnicos veterinários.

pet-shop

A clínica veterinária por muitas vezes pode até ser confundida com os consultórios veterinários, ou hospitais veterinários, então veja abaixo quais as diferenças:

Consultório veterinário

Nos consultórios veterinários são realizadas consultas, aplicação de vacinas e medicamentos, tratamentos adequados e apresentação de diagnósticos. Para o seu funcionamento também é necessária a presença de um médico veterinário.

Hospital veterinário

O hospital veterinário oferece serviços clínicos e cirúrgicos, como nas clínicas veterinárias. Porém seu funcionamento é obrigatório que seja de 24 horas. O atendimento deve feito com imediatismo, por isso  sempre deve ter um responsável técnico de plantão para realizar o atendimento.

Muitos outros estabelecimentos veterinários podem aparecer no caminho, mas a maioria com segmentos específicos como maternidade veterinária, ambulatório veterinário, parque zoológico, aquário, hipódromo, entre outros.

Exigências legais

Para o seu negócio ser aberto algumas exigências legais precisam ser cumpridas, e nesse caso há diferença entre pet shop e clínica veterinária, veja abaixo:

Pet Shop

Para a abertura não é necessário a presença de um médico veterinário, a não ser que opte por abrir a loja juntamente de uma clínica veterinária. Além do registro no CRMV, o registro na receita federal e a matrícula no INSS, também são obrigatórios para o funcionamento do negócio.

Clínica Veterinária

O registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária, na junta comercial, na receita federal e na prefeitura do município são obrigatórios para o funcionamento do negócio. É obrigatória a presença de um responsável pela área veterinária, e que esteja regularmente registrado no CRMV.

Saiba como escolher sua equipe!

Para o funcionamento de um negócio é necessária a presença de profissionais para áreas específicas, veja abaixo quais são:

cta-sete-dicas.jpg

Pet Shop

  • Balconista – será responsável por atender os clientes, e é necessário que a mesma tenha conhecimento das mercadorias, seja organizada e tenha disciplina;
  • Médico Veterinário – caso opte por oferecer serviços veterinários em seu pet shop, ele será responsável por realizar consultas, curativos, tratamentos clínicos, aplicação de vacinas, medicamentos e cirurgias;
  • Tosador – o tosador será o responsável pelo serviço de banho, tosa, escovação, hidratação, e outros serviços relacionados a higiene e estética do animal.

Clínica Veterinária

  • Recepcionista – pessoa responsável pelo encaminhamento dos casos dos animais diretamente ao médico especialista, organização dos arquivos, cadastramento e agendamento de consultas, exames e cirurgias;
  • Médico veterinário – para a abertura desse negócio é obrigatório a presença de um médico veterinário. O mesmo será o responsável técnico pela realização de cirurgias, tratamentos clínicos, realização de consultas, e curativos;
  • Tosador – caso sua clínica veterinária ofereça serviços comuns como banho, tosa higienização e serviços voltados a estética do animal;
  • Auxiliar de veterinária – suas principais responsabilidades são de controlar o estoque e o vencimento de medicamentos e vacinas diariamente. Em caso de internação o auxiliar de veterinária será responsável por monitorar os animais internados e realizar procedimentos médicos necessários. E também passar para o responsável técnico os possíveis problemas com os animais internados.

Agora que sabe a diferença entre pet shop e clínica veterinária, já sabe em qual investir? Comente abaixo!

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here