Entenda como as mídias sociais são importantes para o seu negócio
Elas são de baixo custo e é delas o futuro da comunicação de marketing.
As conexões entre amigos nas ferramentas de networking social, como Facebook, Instagram, Whatsapp, Linkedin, You Tube, entre outros, podem te ajudar a desenvolver insights sobre seu mercado e público-alvo.
Há uma vasta oportunidade de coletar dados das redes sociais para desenvolver perfis de atendimento e elaborar melhores abordagens de comunicação para sua equipe e clientes.
Você já parou pra refletir que as pessoas estão partindo cada vez mais para atividades como videogames, assistindo a DVDs, usando computadores e celulares?
Portanto, estão cada vez menos expostos a anúncios.
Todos começamos a sentir pressão para nos tornarmos cidadãos globais, além de locais. Devemos adequar e profissionalizar nossa comunicação a essas ferramentas para construir e fortalecer sua marca.
Sabemos que para alguns não é uma adaptação fácil, que muitos optam por manter-se ausente ou teoricamente neutros nas mídias sociais, mas se você quer mais clientes desarme-se e adeque-se a atuação.
Se não gosta desses paradoxos, tudo bem delegue a pessoas de sua confiança essa atuação.
Pense em solicitar a um grupo jovem e capacitado a dar treinamento para colaboradores mais velhos, ensinando-os a usar, portar-se e administrar as mídias sociais.
Temos de nos conectar com a sociedade local, entre tanto a noção de direção também é essencial.
Hoje não existe mais controle total sobre sua marca, agora competimos com o poder coletivo dos consumidores.
Portanto, hoje temos que colaborar com nossos clientes, ouvindo a voz do cliente para entender sua mente e captar insights do mercado.
Esse aumento na participação, colaboração (feedbacks) dos clientes deve ser examinado e utilizado como ferramentas de competição.
O marketing passou da era de transição onde concentrava-se na venda para marketing de relacionamento fazendo o cliente voltar e comprar mais.
Hoje o marketing convida os consumidores a participar do desenvolvimento dos produtos, dos serviços e da comunicação da empresa.
O marketing colaborativo representa a colaboração de entidades de negócios que compartilham valores e desejos.
Seu cliente anseia por profissionais responsáveis que sejam responsáveis a eles e se esforcem para fazer do mundo um lugar melhor.
Marco Antonio Gioso
FMVZ-USP
Mestranda M.V. Karina Costa – CRMV/AL 652
Diretora de Mkt VetCoaches