Veja quais características de líderes que cativam seus funcionários
Hoje vamos falar sobre as características de líderes que cativam seus funcionários.
Por quê?
Porque…
Temos ouvido de vários empreendedores e empresários de pet shop, clínica e hospital veterinário reclamações que não conseguem gerir seus colaboradores de forma mais dinâmica, profissional e muito menos amigável.
Isso ocorre, com certeza, porque há algo que eles ainda não sabem e que, finalmente, você terá acesso agora a essa importante informação: os grandes líderes têm como principais características a empatia e a transparência com seus liderados. Nunca escondem nada!
Por isso, esse artigo foi feito para você que deseja melhorar o desempenho do seu negócio pet com o total apoio de seus colaboradores.
1 – Seja um bom ouvinte
Seus colaboradores ficarão ainda mais motivados quando você começar a ouvi-los de forma compreensiva. Portanto, reserve sempre um tempo para ouvir as sugestões, os elogios e também críticas e queixas.
2 – Seja acessível
Tente implantar em seu pet shop, clínica ou hospital veterinário a política de portas abertas, lógico, de forma responsável.
3 – Seja o mentor de seus liderados
As pessoas tendem a se espelhar nos melhores, então, se você quer uma equipe de alta performance oriente-a, treine-a, capacite-a, dê dicas, eduque.
Proporcione aos seus colaboradores amplas oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional. Com certeza isso irá melhorar o desempenho de seu negócio pet.
4 – Celebre os sucessos
Seja o maior incentivador de sua equipe. Sempre comemore o sucesso de uma venda, de um serviço, de preferência na frente de todos os funcionários. Elogie seus colaboradores. Eles ficarão muito mais motivados.
5 – Saiba delegar
Você com certeza não está naquela fase do ‘eupresa’, não é verdade? Logo, saiba abrir mão do controle total de seu negócio para tornar o seu trabalho menos doloroso e cansativo.
Capacite seus funcionários e delegue funções para eles. Assim, você promove oportunidades que gerem maior confiança entre vocês.
6 – Não faça prejulgamentos
A não ser que você já tenha a prova concreta do erro, ou seja, se você percebeu alguma falha de seu funcionário que vá de encontro aos valores da sua empresa, ou alguma atitude suspeita como roubo, mesmo que em pequena escala; evite ao máximo o prejulgamento.
Não faça nada por impulso. Bons líderes fazem uma pausa, procuram entender a situação e reagem na hora certa.
Sobre esse tema há um artigo nosso bem interessante titulado Como gerir colaboradores de forma eficaz.
7 – Saiba admitir seus erros
Seja humilde, simples assim. Não tenha medo de admitir seus erros, afinal você é humano como os demais líderes. Quando cometer um deslize, seja honesto e admita.
Seus colaboradores irão saber que estão à frente de um líder que busca cativá-los sempre e terão você como exemplo.
8 – Seja grato
Saiba dizer “obrigado” para um trabalho bem feito de seu funcionário, mesmo que seja uma simples atividade.
Dar sempre o feedback positivo ou corretivo ao seu colaborador, incentiva-o a melhorar sempre.
9 – Comprometa-se com seu crescimento pessoal
Faça um pacto com você mesmo com relação ao seu crescimento pessoal permanente a fim de aplicar em sua empresa os hábitos que você quer que os outros também pratiquem.
Vai valer muito a pena. Acredite!
Neste artigo você leu sobre as nove características de líderes que cativam seus funcionários para melhorar o desempenho de seu negócio.
Essas práticas levarão à perfeição com os anos.