Home Empreendedorismo Afinal, o que tem as empresas de sucesso?

Afinal, o que tem as empresas de sucesso?

0
O-que-têm,-afinal,-as-empresas-de-sucesso-

Há livro, artigos, teses a respeito deste assunto, que é infindável, e pode ser analisado pelo ângulo financeiro, de microeconomia, macroeconomia, desenvolvimento do país, sustentabilidade, liderança, motivação de colaboradores, atendimento de excelência, faturamento, lucro, EBTIDA, felicidade do dono, orgulho dos empregados, volume de vendas, publicidade gerada na mídia, etc.

O que as empresas de sucesso fazem?

Você quer analisar por qual viés? Agora entende porque há muitos estudiosos que tratam do mesmo assunto, mas de maneiras diversas? Vamos então recorrer ao professor Marins. De acordo com ele, existem seis ações que empresas de sucesso fazem de formas distintas, muito melhor que os outros. Note que muitas nem fazem nada destes quesitos, não se preocupam com eles. Simplesmente tocam o dia a dia, abrem a porta, e atendem. Sem preparo, sem visão, sem missão enraizadas. Vivem fisiologicamente, dia após dia, sem se dar um choque administrativo. São elas:

  1.  Não perguntam o que seus clientes querem: surpreendem seus clientes;
  2. Entendem que prestação de serviços é o novo nome do jogo;
  3. Sabem que o maior capital de uma empresa é o “capital humano”;
  4. Sabem que é preciso ter consistência e constância nos serviços;
  5. Têm excelente relacionamento com fornecedores;
  6. Relacionam-se bem com a comunidade.

Por si só estes itens mostram o que você deve fazer. A dica é fazer um plano por escrito. Criar as ações detalhadas para cada um destes seis quesitos, com prazos para cada um deles (com datas e ações concretas). Então o que percebo é que muitos não conseguem sozinhos, não por serem fracos em negócios, mas por falta de informação.

Como elas colocam em prática?

Imagine você ensinando um aluno do primeiro ano na faculdade como anestesiar e operar. Pois, sem a base de anatomia, fisiologia, farmacologia, clínica, ele sofrerá, e você também ao perceber que ele não entende conceitos simples, mas que a ele pode ser bastante complexo.

Em negócios o mesmo se aplica. A sugestão é ler, realizar cursos, se informar ao máximo, e acredite, leva menos tempo do quer você imagina, e o mais legal: você vai amar, desenvolver gosto por negócios, e passará a enxergar sua clínica como um “organismo” vivo, que dará muito prazer a seus clientes, a você, a sua equipe, e a sua família. Educando-se sobre a base dos negócios, você terá gosto de trabalhar e atingirá novos patamares.

Marco Antonio Gioso
FMVZ-USP