Home Planejamento O que você quer fazer aos 70 anos?

O que você quer fazer aos 70 anos?

0
Compartilhe
O-que-você-quer-fazer-aos-70-anos-

O tema é áspero, pois significa terminar um ciclo. Mas é preciso pensar na sucessão de sua empresa ou na sua aposentadoria. Se você é jovem, mais ainda! Vejo muito empresário com mais de 70 anos que não pode parar ou pior, diminuir o ritmo pois não se preparou para esta fase da vida.

Raros querem parar tudo, sentar-se na poltrona antiga e curtir a vida na TV, ou na praia. A maioria quer curtir após os 70 anos, mas você tem dinheiro para isto? Parar é morrer, logo, aposentadoria significa para alguns, possibilidade de escolhas, de liberdade para querer ir à empresa ou à praia.

Essa decisão deve ser pensada

Os jovens devem pensar nisto o quanto antes, programar sua velhice. Para os que não curtem programar, planejar (sim, existem autores e cientistas que acreditam que se deve ir levando a vida, tocando, deixar a vida levar, sem grandes preocupações), pense nas possibilidades ruins que poderão ocorrer, como invalidez sua e de seus parentes.

Se planejar não fosse importante, não existiriam empresas de previdência pública ou privada, seguros de vida, de morte, de carro, de casa, etc. Ninguém compraria um pedacinho de terra para ser enterrado. O tema é difícil de tocar, mas necessário.

O que você quer fazer aos 70 anos?

Olhe para o lado, e veja se enxerga algum parente ou amigo pedindo emprestado após os 60 anos ou mais de árduo trabalho, mas sem planejamento. A escolha é sua em querer ser como ele. Deixe-me contar um caso. Numa de nossas palestras, uma profissional liberal, que devia ter uns 60 anos, levantou a mão e disse que não havia necessidade de tanto planejamento, pois a vida era boa, e ela tinha saúde ótima.

Quando eu perguntei o famoso “ e se” algo ocorresse, a resposta dela foi emblemática: “se deus quiser, nada ocorrerá”. O que falar numa situação destas? Eu não falei, perguntei se ela tinha programado aposentadoria, se tinha seguro de vida, e se planejou sucessão da empresa dela. A resposta foi não a todas elas.

Assim são as pessoas, que raramente programam o futuro, pois a maioria não quer sacrificar nadinha seu presente para desfrutar o futuro. Não condeno pessoas por serem assim, pois cada um tem valores e princípios de vida distintos. O que penso é que cada um pagará seu preço, e espero que todos entendam isso no futuro, e não culpem o governo, a família, ou a Deus pelos seus infortúnios!

Nível de planejamento

O nível de planejamento pode se adequar a cada indivíduo. Alguns planejem centavos, dias, horas. Outros planejam num pacote só. Os estudos indicam que o autocontrole para economizar para o futuro é feito apenas por menos de 25% das pessoas. O restante terá grande chance de chegar na fase idosa com sérias dificuldades, pois não conseguiram ou não quiseram se programar.

Sair de cena de forma bonita significa basicamente não dar trabalho a ninguém. Não ser egoísta ou carente e dizer que cuidou de todos durante a vida inteira e que agora quer ser cuidado. Não seria isto um altruísmo falso? Egocentrismo forte? Pense sua vida para os 70 anos de idade. Você vai querer depender de alguém? Se quer ter vida independente, pense na sucessão da sua empresa, e na sua vida como um todo.

Crie seu futuro

Pense em como e onde quer morar e com quem. O que vou querer fazer aos 60 anos, 70 ou 80 anos? Quanto de dinheiro vou precisar? Estou estruturado para ter estes valores nesta fase? Há muitos profissionais que podem ajudar nestas questões. O que não se deve fazer é empurrar com a barriga esta decisão! Pense que muitos ainda dependem de você e dependerão.

Marco Antonio Gioso
FMVZ-USP

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here