Home Comportamento Os valores e princípios de vida no seu dia a dia

Os valores e princípios de vida no seu dia a dia

0
Compartilhe
valores-principios

Stephen Covey, escritor norte-americano, abordava de maneira muito profunda este tema sobre valores e princípios. Casais que não dão certo na vida conjugal, ou sócios de empresas. Em geral o motivo são as diferenças marcantes nos valores e princípios de vida pessoal e empresarial de cada um. Ninguém precisa ser igual ao outro ou pensar da mesma maneira, mas os valores devem ser semelhantes. Quando são opostos, haverá dissolução da sociedade ou muita briga, calúnias, acusações.

O que são valores e princípios?

Valores

Valores são ações que você espera nos outros, que norteiam a vida delas. Mudam com o tempo, cultura, sociedade. Usar roupa é um valor, pois estar desnudo é normal entre índios, não no centro da cidade grande. Casar é um valor, tanto que nas arábias se pode casar com mais de uma esposa, no Brasil não.

Princípios

Já princípios são dogmas, crenças fortes, que não mudam. Roubar aqui ou em qualquer local, neste século ou há 200 anos, não é aceito, pois isso é um princípio.

Valores e princípios nos comportamentos diários

Descobrir seus valores e princípios é algo que leva tempo. Todos temos, mas em geral agimos por conta de uma meia dúzia deles, talvez somente três. Um exemplo clássico e que deixa bem claro o que queremos dizer: a maioria diz que é honesta. Mas dizer que honestidade está dentro de seus três maiores valores e princípios pode ser uma ilusão sua, idealização. Se a honestidade você crê estar entre os três primeiros, você é honesto em 100% do que faz, pois vive em função disto. Se nunca sonegou imposto ou fez algo de errado, paga tudo que deve ao fisco, emite nota fiscal de absolutamente todos os atendimentos, e venda de produtos. É seu caso? Você é honesto, mas não vive em função dela, apenas a usa de forma conveniente, e que prejudique o menos possível ao mundo.

Os valores e princípios norteiam de fato seus comportamentos diários. Você não abre mão deles. Filhos são princípios, pois, você vive em função deles, ou seja, você não abre mão deste princípio de vida. Outro valor é a ética, que todos dizem ter, mas fazem fofoca de quem não está presente, mentem, mesmo que seja sobre algo simplório. Logo, não tem a ética como princípio de vida.

Valores e princípios mudam com o tempo

Os valores e princípios podem mudar ao longo da vida. Quando você forma família, e tem filhos, eles passam a ser um princípio de vida a você, o que não era o caso quando você era mais jovem. A grande sacada é que a maioria nunca parou para pensar em quais princípios norteiam sua vida, quais são os três maiores, dos quais você não abre mão mesmo para viver.

Quando entendemos profundamente nossos princípios e valores, a vida passa a ser mais bem vivida. Ao termos profundo conhecimento deles, e como eles afetam nossos comportamentos diários, as decisões de vida, as médias e grandes decisões, como comprar algo caro, casar, ter filhos, trair cônjuge, mentir a sócio, a cliente, ao governo, aceitar propina, ou pagar, começa a ser fácil de decidir.

Quem vive em função de seus bons valores e princípios, decide de forma simples, pois tem um norte a seguir, ele sabe como a decisão afetará sua vida. Pessoas assim são mais centradas em seu núcleo primordial, e não ficam desesperadas em tomar decisões fortes, pois o núcleo é imutável, e fortalece seu detentor. Em geral pessoas de bons princípios são mais felizes, e chegam a atingir sucesso de forma mais fácil, pois não tomam atalhos, não divergem, não adiam.

alcance-o-sucesso

Analisar seus valores leva tempo, as vezes, muitos anos. Cristo passou 40 dias e 40 noites no deserto. Ele analisava seus valores e princípios de vida, pois seu lado humano batia de frente com seu lado imortal. Houve necessidade de confrontação, para entendimento de quem ele era realmente, e como lidar com seus sentimentos por Deus, por ele mesmo, pela sua família e pelos outros.

Se Ele precisou de mais de um mês, imagina nós, pobres mortais! Mãos a obra! Deixe seu comentário abaixo!

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here