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Como se comunicar com os clientes

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Descubra como se comunicar com os clientes para o sucesso de negócio pet

Como está a comunicação entre a sua empresa e o seu cliente? Você sabe como se comunicar com os clientes?

Você tem se preocupado em divulgar para ele notícias, novidades ou mesmo campanhas que seu pet shop, clínica ou hospital veterinário vem realizando?

Ou sequer nunca avaliou que seria necessário se comunicar com seu público-alvo, bastando apenas ofertar para ele produtos ou serviços de qualidade?

Bem, se você pensou assim, saiba que está indo na contra mão do sucesso de seu empreendimento.

Empresas precisam pensar estrategicamente, e o segmento pet não está fora disso.

Afinal ele é um negócio também. E a comunicação de sua empresa deve ser pensada como uma área estratégica.

Os canais de comunicação são muito eficazes para uma excelente interação com seu consumidor.

Por quê?

Porque quando eles funcionam positivamente é possível estabelecer uma relação de confiança, aprimorando o relacionamento entre vocês dois.

Quanto mais o cliente conhecer seu empreendimento maior será a chance dele acreditar em você e continuar consumindo seus produtos ou serviços.

Com certeza o que você mais deseja é conquistar e manter sua reputação perante seus consumidores.

Mas para gerar valor não basta apenas saber gerir a empresa e as pessoas, ou ser um excelente profissional da área pet, com produtos da melhor qualidade ou ter uma equipe de colaboradores super eficientes.

É preciso disseminar todo esse potencial. E para isso, existem diversos meios.

Portanto, a primeira coisa a fazer é conhecer o seu cliente. Você pode utilizar um formulário, por exemplo.

O ideal é que esse cadastro seja preenchido quando da primeira visita. Além das informações gerais como o nome dele, qual animal será atendido, é extremamente necessário ter o endereço, o e-mail, o número de telefone e a rede social que mais acessa.

Lembre de inserir no questionário se ele aceita receber as informações da empresa. Se a resposta for positiva pergunte por qual canal ele prefere.

Assim, a comunicação ficará ainda mais dirigida. É o marketing de permissão.

Além disso, se sua empresa ainda não tem uma fanpage é interessante criá-la e torná-la um veículo a mais de divulgação.

Atualmente, o Facebook é uma das redes sociais mais acessadas no mundo todo, e o brasileiro é o público que está mais presente nesse mundo digital.

Se puder, contrate um profissional para desenvolver um website de sua empresa e nele ofereça uma comunicação simples e objetiva com as informações de fácil acesso. Tenha também um canal direto como um “chat”, por exemplo.

Agora, você pode estar se perguntando: mas o que realmente é preciso divulgar? Toda informação necessária para seu público. Aquela que vai agregar valor para ele e para seu empreendimento. Qual seria? Confira alguns exemplos:

– Técnica inovadora: um colaborador finalizou um curso sobre uma técnica inovadora. O que acha? Valerá a pena divulgar esse diferencial entre sua empresa e as demais?

– Produtos novos: sua empresa investiu pesado em novos produtos pets que sequer chegaram ao Brasil ainda. Sabe que vão fazer maior sucesso entre os donos dos animais. Não seria interessante noticiar a novidade?

– Dicas de saúde: você percebeu que muitos clientes sequer sabem o que fazer diante de algumas situações supostamente simples que ocorrem com o animal, como, por exemplo, uma gripe ou uma tosse. Será que não está na hora de enviar dicas rápidas de cuidados especiais com o pet?

– Solidariedade: sua empresa vai realizar uma campanha de roupas e comidas para os cães em situação de rua. Você acredita que propagar essa ação vai gerar maior empatia em seu consumidor?

Estes são alguns dos diversos exemplos que acreditamos gerar valor para sua empresa e ajudam a entender como se comunicar com os clientes.

Não oferte apenas produtos e serviços fantásticos, dê ao seu cliente também conhecimento, informações adicionais. Assim, ele estará sempre conectado a você.

Por isso, não perca tempo! Aproveite todo o potencial que os canais de comunicação lhe oferecem e aprenda como se comunicar com os clientes.

Comunique-se com seu cliente, seja por telefone, por carta, por email, pelas redes sociais, pelo whatsapp, por sms ou pelo chat. O importante é deixá-lo sempre informado.

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