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Dicas de atendimento ao cliente por telefone

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Dicas de atendimento ao cliente por telefone - conheça algumas agora!

Dicas de atendimento ao cliente por telefone. É do que se trata este conteúdo. Ele  é para você que precisa urgente melhorar o atendimento telefônico do seu negócio pet, seja pet shop, clínica ou hospital veterinário.

Para você que sabe que uma boa conversa cordial, educada, de qualidade e clara ao telefone é capaz de fidelizar um cliente e atrair potenciais clientes.

Veja agora algumas dicas de atendimento ao cliente por telefone que irão ajudar você a fomentar o potencial do seu negócio pet.

Comece por explicar à sua secretária ou aos demais colaboradores que eles necessariamente precisam adotar as seguintes técnicas assertivas.

Atender ao telefone rapidamente

Não tem coisa mais incômoda do que ligar para um lugar em que o telefone só toca, toca, toca e ninguém atende ou demora a atender, concorda? Se sim, por que fazer o mesmo no seu negócio?

Um telefone tocando à toa pode revelar uma péssima imagem da empresa, um descaso com seus clientes e uma total desorganização.

Portanto, o telefone tem que ser atendido imediatamente, de preferência ao primeiro toque. Pense que do outro lado há um “prospect” ou um cliente em busca de uma solução.

Identificar-se de forma clara

Ser objetivo não é ser mal-educado – o famoso curto e grosso. Ao contrário. Ao atender ao telefone identificando-se imediatamente e de forma clara e objetiva denota profissionalismo.

Mas como fazer isso de forma correta?

Simples. Você pode fazer assim: nome da clínica ou do pet shop, saudação, seu nome e depois esperar o que o cliente tem a dizer.

Jamais deixar a pessoa esperando na linha

O telefone tocou,  seu colaborador foi ágil para atender, mas surgiu um imprevisto no momento e ele deixou o interlocutor na linha esperando até à sua volta. Errado. Isso mancha demais a imagem da empresa. Acredite!

Leia também: Quatro passos para satisfazer os desejos do cliente

Usar um tom de voz natural

Ser o mais natural possível. Esta é a dica. O tom de voz precisa ser também, claro, audível e firme, sem nenhuma interferência de entonação.

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Demonstrar cordialidade e prestatividade

Qualquer pessoa gosta de ser atendida ao telefone de forma cordial, educada. Por isso, oriente sua equipe para tornar aquele atendimento o mais saudável e agradável possível.

O interlocutor deve sentir que o seu colaborador está firme no propósito de ajudá-lo, seja para tirar uma dúvida, marcar uma consulta para o pet ou ouvir alguma observação.

Estar atento ao que se ouve

Sim, é preciso paciência para ouvir. Então, treine a quem for atender às ligações de tal forma que possa ouvir com serenidade sem interromper.

Tratar a pessoa pelo nome

Quando chamamos a pessoa pelo nome, demonstramos que aquele atendimento é singular, é único. Mas como lembrar do nome? Basta perguntar e já anotar. Assim, não há  como esquecer durante o atendimento.

Impedir ruídos

Imagina um cliente preocupado porque seu pet adoeceu. Ele liga para sua clínica para marcar uma consulta, mas não consegue se comunicar de forma clara com o seu colaborador porque há muita interferência de sons.  O que acontece? Ele perde a paciência, desliga e vai procurar outra clínica.

Logo, tente evitar o máximo de ruídos ou quaisquer outros sons que prejudiquem o atendimento ao telefone.

Deixar a linha sempre liberada

Quando falamos em ser eficientes no atendimento é justamente para que o tempo da ligação seja otimizado. É claro que seu colaborador não vai acelerar a conversa, mas sendo treinado, saberá conduzir o diálogo de tal forma que ele seja ágil.

E por que estamos falando nisso? Porque quanto mais tempo ficar ao telefone, maiores serão as chances de novas ligações serem perdidas. E junto com elas, potenciais clientes desistindo do seu negócio ou clientes chateados por não conseguirem manter contato.

Estas foram as dicas de atendimento ao cliente por telefone. Esperamos que elas possam contribuir para a melhor performance de seu negócio pet com relação a este tema.

A propósito, estas dicas de atendimento ao cliente por telefone também fazem parte da nossa consultoria. Aliás, este e tantos outros voltados a finanças, marketing, decoração, empreendedorismo, arquitetura e merchandising.

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