Home Empreendedorismo Seu banco tem três pernas?

Seu banco tem três pernas?

0
Compartilhe
Seu-banco-tem-três-pernas

Os bancos de três pernas têm equilíbrio desde que as pernas sejam igualmente dispostas fisicamente. Isto é, se uma for curta, sentar-se sobre o banco é sempre uma surpresa! Sua carreira e vida empresarial é assim também. O que os profissionais liberais aprendem na faculdade é técnica pura, com raras pinceladas de formação intelectual. Os jovens poderiam ser mais proativos na busca desta formação abrangente, mas a vida mostra que não.

É incrível, com tanta facilidade de se informar, o jovem quer coisas rápidas, vídeos, e pouca leitura. Um mundo diferente, cujos idosos terão que enfrentaram e se ajustar, não adiantando entrar em conflito. O famoso conflito de gerações sempre existiu. Li um texto de 1789 dizendo que “os jovens de agora são muito intempestivos, querem tudo de forma rápida, pronta, e não respeitam os conhecimentos dos mais velhos”.

O conflito de gerações ocorrerá sempre

O que acontece é que a modernidade de 100 anos para cá permitiu, a cada ano, avanços de forma muito mais veloz, com conhecimentos dobrando a cada mês. Isto vai gerar novos conflitos, distintos daqueles de nossos antepassados mais remotos.

Técnica

O jovem que se forma deve pensar nas três pernas de seu banquinho. Na faculdade a perna da técnica, isto é, diagnóstico e tratamento, deve ser forte, o que se consegue em boas faculdades.

Gestão

Outra perna é a da gestão, administração. Que é fraca, curta, o banco cai. Não se aprende algo essencial na faculdade: não basta hoje ser bom tecnicamente, mas precisa-se ser altamente competitivo, e ajustável a realidade do mercado.

Deve-se aprender como funciona o meio corporativo, os meandros de uma empresa, os jargões, os departamentos, lucro, perdas, receitas, impostos e legislação. Isto é pouco visto nas escolas. Cabe ao jovem buscar em livros, e cursos extras. Uma dica legal: se você tem um parente que tem uma pequena loja, comércio, aproveite para estagiar lá. E aprender como é a gestão de pessoas, e administração, mesmo que seja amadora, e lidar com clientes; uma experiência que você carregará pela vida. Não tenha vergonha, pelo contrário, pode ser este pequeno ou enorme comércio de seu pai que está permitindo você se formar!

Atendimento

A outra perna do banco é a atenção ao cliente, atendimento de excelência, o que o cliente quer. Pouco visto no dia a dia do meio acadêmico. Logo, ao se enfrentar o mercado, o jovem se depara com a seguinte situação: sei clinicar, mas não sei administrar? E agora? Existem ainda os que não curtem administrar, que dizem odiar números. Estes raramente tem êxito na sua clínica, pois somente enxerga-a como tal, e não como um comércio. Este nome dá até urticária em alguns, bem como recusam-se a ser vendedores de seu intelecto.

É difícil, mas a realidade é que “vendemos” nossa formação, tentando mostrar nosso valor aos olhos do cliente. Existem tantos outros que fazem como você, que é preciso se vender bem, ser bom nas três pernas do banquinho. Caso contrário cairemos!

Em tantos anos de dedicação a entender os negócios empresariais, infelizmente encontro vários colegas no chão, ou se equilibrando exaustivamente para não cair e poucos que se sentam confortavelmente, podem crescer e ter uma vida digna, financeiramente confortável, prestígio social e qualidade de vida para sua família. A decisão é sua!

Marco Antonio Gioso
FMVZ-USP

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here