O ano está acabando, o momento agora é de avaliar como foi o desempenho do seu negócio pet e como será daqui para frente.
E para lhe ajudar nesse momento tão importante e estratégico para você, sua equipe, para o seu negócio, nós listamos abaixo algumas práticas que podem ser implementadas, inclusive ainda este ano.
Afinal, para que esperar se é possível adotar ainda hoje algumas estratégias de vendas e vender acima do que você previa, não é?
Confira agora como melhorar os resultados em faturamento, lucros e clientes:
1) Capacite seu(s) colaborador (es) para a venda consultiva
Quem está ali na zona de frente com o cliente (seja presencial, telefone, sms ou whatsappp) não pode ser apenas simpático, agradável e conhecer bem do produto ou serviço do seu negócio pet.
Ele precisa ser um especialista em venda capaz de entender a necessidade do cliente antes mesmo de querer ofertar alguma coisa. É o que chamamos de venda consultiva. Aquela em que o vendedor atua como consultor, realiza um diagnóstico, entende o momento do cliente e juntos definem se a solução é realmente aquele produto ou serviço ofertado ou se será outro.
2) Aprenda a quebrar as famigeradas objeções de vendas
“Está caro demais”. “Acho que vou levar depois”. “Será que meu pet precisa disso mesmo?”. Estas são algumas das inúmeras objeções que seus clientes podem fazer ou já fazem no momento de fechar uma venda ou ofertar um serviço ou produto.
E aí o que fazer? Apresente os benefícios e o valor que os produtos e serviços podem entregar para o pet. Sim, as características são importantes, mas elas devem ser faladas depois.
3) Cliente desistiu do produto ou serviço? Descubra o motivo
Se você está começando a perder dinheiro no momento da venda é preciso entender porque houve a desistência e em qual momento. Foi durante a apresentação do produto ou serviço? Foi no momento do fechamento da venda?
É preciso ficar atento a isso porque a condução de um processo de vendas tem que fazer com que a pessoa não fique com dúvidas, desconfiada. Ao contrário, a ideia é que ela se sinta cada vez mais interessada no que está sendo ofertado.
4) Novos clientes é sempre bom, mas tente vender mais para o mesmo cliente
É mais fácil vender para alguém que já conhece o seu negócio, já comprou algo de você, já utilizou algum serviço, do que alguém em que você precisa mostrar mais autoridade.
Não estou dizendo para você parar de atrair novos clientes. Não é isso. O que oriento é focar também nos clientes que já estão na sua base, inclusive aqueles ausentes. Hoje em dia você tem mil e uma maneiras de resgatar essas pessoas. E uma delas é, por exemplo, o próprio whatsapp.
O fato é que vender é algo que deve ser constante e deve ser levado a sério mesmo. Afinal, nenhum negócio pet fica em pé sem dinheiro, não é?
Por isso se você acredita que precisa se capacitar ainda mais, não só em vendas, mas também em outros temas que podem acelerar seus resultados, eu vou lhe fazer um convite agora.
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Até mais!
Prof. Gioso