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Você atende demais e não tem tempo para nada? Por que?

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Você se vê numa rotina corrida, onde não tem tempo para nada, e tudo que faz é em prol do seu negócio? Isto significa que você ainda é seu negócio. Ele está todo alicerçado na sua pessoa. Passar um caso para outro da equipe é tarefa árdua, certo? Quando você se ausenta a clínica fica vazia?

Quando você volta de férias os clientes dizem que não aguentavam mais esperar por você? Mesmo havendo outros bons veterinários na equipe? Isso é a força da personalização do atendimento.

Saiba como assumir a posição de administrador

Pode-se observar por outro ângulo. Uma jovem profissional entrando no mercado enxerga esta situação com bons olhos, isto é, ela vê muitos clientes, e trabalhando muito, o que agrada.

Isto não necessariamente é ruim, desde que seja planejado. O que propomos é aos poucos ir afastando-se para ser administrador; ter mais qualidade de vida, ter tempo livre, ter encontros com amigos, ter mais sociabilidade familiar, ver os filhos crescendo, tendo mais prestigio social, e algo inacreditável para alguns: mais dinheiro.

Sim, quando se para de trabalhar numa empresa assim, o dinheiro começa a entrar cada vez mais e não o oposto. A frase acima de quem trabalha muito não consegue ganhar dinheiro mostra que você não tem tempo de pensar em estratégias, não tem tempo de pensar em inovação, em como ter eficácia na captação de clientes, como dar mais carinho a eles e a sua equipe e não tem tempo para nada.

Por que não tem tempo para nada?

Tempo livre significa ter cabeça fresca para pensar em outras coisas. O que se torna difícil, quando você tem que clinicar o dia todo, operar, resolver problemas bancários, de fornecedores, consertar o equipamento quebrado, a falta de vacina, a recepcionista que não veio trabalhar, o outro que chegou atrasado, o tosador que não apareceu, entre outros problemas.

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Estabeleça horários para si mesmo, dessa forma terá mais tempo livre!

E ainda tendo que pagar as faturas todas e o dinheiro não é suficiente. Impossível ter vida assim, não tem tempo para nada, não há como ter mente livre para pensar no futuro, construir sua visão de forma planejada.

Colocando em prática

A ideia que propomos para os que atendem demais, é a seguinte. Você deve se tornar “raro e caro”. Ou seja, você deve trabalhar apenas dois dias da semana, no máximo e cobrar 3 vezes o valor médio da consulta da empresa, nunca menos. Alguns terão receio, pois não tem preparo. Mas quem fez, em especial com hora marcada, não volta para trás e começa a experimentar vida nova. A família agradece e os colaboradores também e mais ainda, os seus clientes!

Não tenha o medo de perder clientes! De fato alguns não vão pagar 3 vezes mais, mas você quer mesmo atender menos! Muitos vão querer pagar mais porque querem “pagar para ver se vale”.  Apenas lembre-se: esta estratégia somente deve ser feita quando você tem agenda lotada, todos os dias da semana. Este tempo livre agora servirá para você pensar na sua empresa como um negócio e não apenas como clinica.

Estabeleça metas para alcançar o planejado

Use-o para projetar crescimento em determinado tempo. Critérios de tempo e número. Somente pode-se crescer quando todos os números são conhecidos, em especial, a receita, os gastos e o lucro. Ainda há muitas microempresas que não sabem estes números básicos. Esta seria a lição inicial aos que ainda não tem os números nas mãos, “quem não mede, não gere, morre”.

É por isto que muitas empresas estão mortas, não saem da mesmice, o dono não consegue ter vida! Cabe a você despersonalizar o atendimento de sua pessoa. Experimente viver a vida nos fins de semana! Vale muito a pena!

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