Home Empreendedorismo Você é eficiente ou eficaz?

Você é eficiente ou eficaz?

0
Compartilhe
você-é-eficiente-e-eficaz-

Eficiente é fazer bem feito alguma tarefa. Eficácia é escolher bem o que fazer. Há pessoas que fazem bem determinadas ações, serviços, profissão; são eficientes, porém escolheram “errado” a ação, foram ineficazes. Para encurtar uma longa história, reflita: você faz no seu dia a dia as coisas que ama fazer? Você faz com prazer? Faz sentindo aquilo que você realiza agora tem todo sentido na sua vida? Você faz com certeza de que isto é prazeroso, delicioso, faz bem à alma, dá aquele gostinho de ajudar a alguém, ou deixar um legado?

Se o que você faz diariamente dá um sentimento de paz e dever cumprido com satisfação, você foi eficaz nas suas escolhas, sendo ou não eficiente. Ocorre que há pessoas que trabalham duro dia após dia, por vezes de maneira muito digna, eficiente, prestativa e importante ao mundo, mas não sentem prazer naquilo. Foram ineficazes na escolha do ofício, do emprego.

Plante hoje para colher amanhã

O que você escolheu nesta semana para fazer, neste mês, neste ano, será colhido no ano que vem, na década que vem. A eficácia das pessoas é tão relevante que influi na vida toda: um fardo ou uma maravilha. Desde a profissão, passando pelas pessoas com quem você escolhe viver (namorados, cônjuges, parentes, amigos, colegas de trabalho). Muitos reclamam de pessoas ao seu redor, mas nada fazem a respeito. Rotulam o convívio como “imexível”, e vivem um martírio diário. Elas colocam suas felicidades nas mãos alheias e não conseguem enxergar que podem modificar suas vidas totalmente para melhor, re-significar suas escolhas.

Repensar seu dia a dia, a forma de agir, de se relacionar, de se abrir ou fechar ao mundo leva tempo, é difícil, mas todos que começaram a refletir seriamente sobre suas escolhas, e quiseram mudar, hoje encontram-se bem com suas novas decisões. Mudaram de patamar, reclamam menos do mundo, dos outros. Tornam-se mais positivos para com o mundo fora de si mesmos, emanam energia mais limpa, agregadora. Começaram a colher frutos que antes nem imaginavam possível para suas vidas.

Marco Antonio Gioso
FMVZ-USP

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here