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Ações para cortar gastos e aumentar o lucro

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O que é fato, ninguém se torna rico cortando gastos. Isso te ajuda apenas a estabilizar o lucro, mas o ideal é que ações sejam implantadas, e você saiba o que deve ser feito para cortar gastos e aumentar o lucro do seu negócio!

Como cortar gastos e aumentar o lucro do seu negócio?

Sabemos que sem lucro, continuaremos estagnados. Observamos que o conceito de lucratividade constante, é uma variável que indica o que se ganhou com a venda de determinados produtos. E esse conceito deve ser a base do negócio, como um mantra, para, então, repassar o conceito filosófico aos colaboradores. Este processo pode levar meses ou anos. Pois lucro e dinheiro, pode significar ganancia para muitos.

Custos estratégicos

Os custos estratégicos são aqueles que tem um custo, mas ao mesmo tempo geram lucro. Eles significam tudo aquilo que diretamente “gera negócios” como por exemplo:

  • vendedores;
  • publicidade;
  • pesquisa e desenvolvimento comercializável;
  • atender na clínica, no banho e tosa, ou na loja.

Quem está fazendo estas ações, está gerando dinheiro, que poderá se transformar em lucro.

Custos não estratégicos

Já os custos não estratégicos seriam todos os outros, isto é, aqueles custos necessários ao funcionamento da empresa, mas que não geram negócios de forma direta. Todos os custos da administração pertencem a essa categoria, como por exemplo:

  • Gerentes;
  • Contador;
  • Advogado;
  • Pessoal e material de escritório;
  • Alugueis
  • Custo de móveis;
  • Consultores;
  • Computadores;
  • Custos de operar;
  • Produção de bens ou serviços.

Agora você deverá colocar no papel todos estes custos, analisar e comunicar a sua empresa que de agora em diante vamos gastar mais que os concorrentes em custos estratégicos e gastar esse dinheiro nos tempos bons e maus.

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E também reduzir ao mínimo possível os custos não estratégicos. A ideia parece simples, meio óbvia, mas se não estiver bem engajada neste conceito, a empresa não conseguirá colocá-la em prática. Lembre-se de avisar a todos que empresa é feita para dar lucro, entre outras ações!

Tempo estratégico e não estratégico

Tempo estratégico é tudo o que se faz e produz lucro. Já o tempo não estratégico: é “trabalho” e atende às exigências de algum “processo”, mas não contribui para aumentar os lucros.

“O papel de um bom administrador é comunicar aos funcionários, por meio de palavras e atos, que o primeiro lhe agrada muito e que o segundo lhe desagrada”.

– Dobre seus lucros – Bob Fifer

Fazer isto exige ter sua equipe bem treinada, engajada em processos, em comunicação clara, em liderança do “patrão”, se não, nada disto terá sucesso. Esta liderança leva tempo a ser conquistada, e exigirá autoridade e não poder.

Sabe-se que qualquer empresa trabalharia com menos 40% de material de escritório, e incrivelmente com menos 25% de funcionários, as vezes menos de 50%! Pois as pessoas não são eficientes nas horas de trabalho. Claro que se precisa relaxar, mas alguns relaxam demais! Conforme diz Bob Fifer, é possível obter considerável economia com relativamente pouco esforço cortando com os fornecedores!

Calcule seus gastos principais

Colaboradores

Veja seu gasto com colaboradores, em geral não devem ser mais do que 20% do faturamento bruto. Se você paga impostos devidos, o que é de lei, e paga mais de 30% de comissionamento ou salário a seus veterinários contratados (o que parece ser a média nacional), você não tem lucro nos seus negócios! Faça as contas e verá!

Despesas

Quanto a insumos, o valor total de compras, como seringas, agulhas, soluções, cateteres e outros, não devem ultrapassar 10% do faturamento bruto.

Banho e tosa

Quanto a seu banho e tosa, se ele faturar abaixo de 18% do bruto total (entre clínica veterinária, banho e tosa, e pet shop), feche-o, ele não traz lucro.

Sabemos que perto de 95% dos empresários e gerentes não praticam estas ações, o que pode ser visto como uma grande oportunidade competitiva!

Agora já sabe!

Enfim, cortar gastos fica mais fácil para donos de negócios cuja liderança seja mais autoritária.

Os mais democráticos ou livres, tem mais dificuldade. Como já mencionado, a primeira etapa é você e depois sua equipe mudarem suas mentalidades em relação a lucros, desde que vocês desejem, claro. É ter nova filosofia de vida empresarial. A decisão é sua!

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