Você sabe como utilizar as redes sociais para negócios pet? Se não leia este artigo, afinal as redes sociais estão aí para serem amplamente utilizadas por qualquer pessoa ou empresa. Elas são uma excelente ferramenta de divulgação, inclusive, para seu pet shop, clínica ou hospital veterinário.
Esteja sempre presente
Quem não aparece não é visto. Esse ditado popular é a mais pura verdade. Se você quer se tornar conhecido e mais próximo de seu público, apareça para ele sempre. Portanto, faça postagens diárias em redes sociais em que as pessoas estão sempre acessando todos os dias, como facebook, instagram e twitter.
E postagens mais intervaladas em redes cuja demanda é mais tranquila, como o youtube. No entanto, para que você obtenha sucesso em sua presença online nessas redes sociais o ideal é estudar o movimento de cada uma. Assim, você pode direcionar as suas publicações e planejar os dias de postagens, buscando sempre o maior engajamento possível.
Publique conteúdo de qualidade
Não pense em postar só por postar, só para dizer que está presente nas redes sociais. Isso é um erro muito comum entre os empresários ou empreendedores, e essa prática não consegue engajar ninguém, isso é fato! Portanto, faça um planejamento de conteúdos que devem ser publicados, que realmente fazem a diferença, que agreguem valor para seu público e seus bichos.
Mas afinal, o que seria esse conteúdo? Bem, existe uma infinidade de assuntos sobre o mundo pet e que tem a ver também com seu negócio. Por exemplo: dicas de cuidados com os animais, de como prevenir ou tratar certas doenças, de como escolher um pet shop, clínica ou hospital veterinário de qualidade, de como melhorar a alimentação do animal.
Assunto não falta, mas necessariamente tem que ser de excelente qualidade. Que faça você não só receber curtidas virtuais, mas também visitas presenciais.
Tente postar conteúdos direcionados
Seja sincero. Você continuaria acessando as redes sociais de alguém ou de uma empresa que você é fã ou seguidor, cujas publicações se repetem em todas as plataformas? Muito provavelmente não. Afinal, você poderia até ponderar: “nossa quanta falta de criatividade!” Pois bem, seu público pode pensar o mesmo, não é verdade?
Portanto, para saber como utilizar as redes sociais para negócios pet e ter sucesso nas redes sociais e, ainda, atingir maior engajamento, aposte em postagens direcionadas para cada tipo de rede social. Por quê? Porque cada uma tem as suas particularidades e o usuário sabe disso, e com certeza vai reagir positivamente quando perceber que você respeita essas especificidades.
‘Ah! Mas dá muito trabalho!’. E quem disse que seria fácil. Para tudo é preciso trabalho, dedicação. Se você quer usar as redes sociais a favor do seu negócio pet, então, seja diferente!
Interaja sempre
Seus perfis são bem atrativos, suas postagens possuem conteúdos e imagens surpreendentes, mas você não interage com nenhum de seus fãs ou seguidores. Eles deixam comentários, perguntam sobre algo, inclusive sobre seu negócio, e nada. Nenhuma resposta sua. Isso não é nada correto para com seu público. Nada pode passar de 24 horas. Os melhores não deixam mais que uma hora sem resposta!
Sem seu feedback muitos fãs ou seguidores podem começar a demonstrar certo desinteresse pelas suas próximas publicações, além de surgirem possíveis reclamações pela sua demora na resposta ou ausência de interação. E com certeza não é isso que você quer: perder audiência online.
Por isso, se você decidiu marcar presença nas redes sociais, interaja sempre com seu público demonstrando total interesse por ele. Tente responder os comentários ou dúvidas o mais rápido possível. Lembre-se que aquele usuário pode ser seu consumidor ou um potencial cliente. Você não vai quer perdê-lo, não é mesmo?
Não exclua ou ignore críticas ou reclamações
Elas sempre aparecem e você precisa estar preparado para isso. O recomendável é responder de forma gentil cada uma delas. Se você exclui ou ignora as críticas ou reclamações pode estar concordando com elas ou simplesmente dizendo nas entrelinhas que não está nem aí para seu fã ou seguidor.
Você não precisa discutir com o usuário, apenas explicar, responder o comentário ou resolver aquele problema apontado por ele. Seja muito restrito ao responder reclamações, breve. O diálogo é também a chave do sucesso.
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