Home Estratégias de Vendas Mix de Produtos

Mix de Produtos

0
Compartilhe
Mix-de-Produtos-pet-shop

A importância de uma seção de acessórios (mix de produtos) bem estruturada no pet shop

O setor de acessórios, produtos de higiene e equipamentos representa 8,1% da receita do mercado pet.

Um número significativo, já que se trata de um setor que, apesar de maduro, vem constantemente adaptando-se com excelentes novidades voltadas ao bem estar animal e as necessidades dos consumidores.

Uma amostragem da Abinpet em 110 mil pontos de venda no Brasil, revela que hoje eles são distribuídos da seguinte forma: pet shops com participação de 19% no setor; atacadistas e distribuidores com 26%; autosserviço com 21% e varejistas com 34% desse mercado. A grande maioria ou 87% dessas empresas é de pequeno e médio porte.

Esses números confirmam que a indústria trabalha para garantir produtos, embalagens e marcas melhores, contribuindo com os empresários também no design como poder de ferramenta e estratégia de venda para os pontos de venda (PDV).

Fortalecendo um pouco mais o potencial do setor encontra-se em constante crescimento dos pets, segundo o IBGE.

Pode-se dizer que existe praticamente um animal de estimação para cada dois brasileiros. Nossa população cresce vagarosamente em relação pet/ser humano, assim, nos próximos anos a estimativa é de dois pets para um ser humano.

Vem daí a importância técnica, ação e material promocional usados nos pontos de venda que proporcionem informação e melhor visibilidade dos produtos, marcas ou serviços.

Noventa porcento das informações entram pelos olhos. Assim os empresários devem ter o propósito de motivar e influenciar as decisões de compra dos consumidores.

Atua-se em um cenário de competição intensa, com ampliação dos canais de venda e expansão de consumo das classes C e D.

Os consumidores são fortemente influenciados pelo Mix de produtos do PDV, único local que permite experiência completa com as aquisições.

Os consumidores estão sujeitos a comprar por impulso, se corretamente estimulados. Esse estímulo é uma falha no despreparo e falta de informações de inúmeros PDV que temos do mercado.

Deve-se reverter essas falhas com a composição do ambiente interno e externo.

A composição interna das lojas pet começa no layout com a manutenção em dia (piso, paredes e tetos limpos), bom acabamento e cores adequadas, passando seus conceitos e valores para os clientes.

A entrada deve ter os produtos principais e mais atrativos, que devem estar localizados no lado direito da loja. Os corredores amplos e livres favorecem a circulação dos clientes e estimulam movimentação por toda a área.

A exposição ideal dos produtos está na organização setorizada.

Uma dica é aproveitar ao máximo a relação entre os produtos. As estantes e prateleiras devem ser padronizadas, quanto mais altas, mais rápido o cliente passará por elas.

Por isso, o ideal é posicioná-las mais baixas nos corredores centrais e as mais altas nas paredes ou próximo delas. Se o PDV utiliza balcões como apoio e demonstração dos produtos evite expor grande quantidade sobre eles e aproveite a parte debaixo para expor produtos de compra por impulso.

As gôndolas, ilhas ou mesas ajudam a destacar os produtos de sua loja; normalmente são colocadas em locais importantes e de melhor circulação, direcionando a circulação e aumentando seu tempo de permanência na loja.

Os produtos de ponta ganham mais destaque e podem favorecer ainda mais as vendas. No caixa, o cliente já passou pela experiência de compra, assim está mais atento aos detalhes e aberto a compra por impulso.

As cestas são adequadas se utilizadas para expor as ofertas e as pontas de estoque.

A vitrine ou minivitrines, são utilizadas como estratégia de valorização dos produtos, deve causar surpresa e estar sempre cheia de novidades, mesmo que seja trocando os produtos de lugar o que transmite sensação de novidade e curiosidade em todos os momentos.

O ponto focal é uma importante dica, isto é, um “ponto forte” para a disposição dos produtos. É o maior espaço de visibilidade e de atração para o cliente.

Quanto mais importante o produto, mais próximo dos olhos deverá estar. O caminho visual é outra dica, trata-se do trajeto que o olho do cliente percorre. É dirigido da esquerda para a direita, de cima para baixo. Esse padrão tem que ser o mesmo padrão visual no interior da loja. Por meio das formas, induz-se o olhar do cliente.

Citadas algumas composições internas que auxiliam nas escolhas dos consumidores, agora algumas ações que também auxiliaram no giro dos produtos.

Analise a possibilidade de trabalhar com calendários, sejam eles fixos, de oportunidade ou promocional.

Planeje uma estratégia que desenvolva premiação intermediária mês a mês, deixando o prêmio maior da campanha para o final, pois um bom desempenho da equipe de vendas no final da campanha é consequência de um trabalho bem realizado nas etapas intermediárias.

É normal que a indústria durante as campanhas promocionais forneça materiais promocionais estilo banners e móbiles onde se coloca o preço sugerido de venda do produto.

Pela legislação brasileira, a empresa produtora não pode definir o preço que o produto deverá ser vendido pelo intermediário, mas pode-se sugerir o preço promocional para melhorar o giro e comunicá-lo ao seu público alvo, através de campanhas publicitárias, propagandas nos meios de comunicação, etc.

Os preços devem ser sempre colocados por exigência legal. Devem ser informantes e não perturbadores da exposição. Quanto mais próximo do produto, menos duvidas ao cliente.

Pense sempre num planejamento.

Uma promoção significa que se deve analisar a quantidade adicional do produto que se vai colocar no PDV, esse adicional deverá ser condizente com o potencial de absorção de giro. Não poderá haver uma discrepância entre eles.

Assim sendo, avalie a necessidade de se aprofundar no assunto e levar mudanças positivas a sua empresa.

Muito Suce$$o!

Marco Antonio Gioso
FMVZ-USP

Mestranda M.V. Karina Costa – CRMV/AL 652
Diretora de Mkt VetCoaches

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here